DICAS PARA TER SUCESSO NAS PROVAS
Testes podem te causar insônia. Podem te dar dor de cabeça e te deixar "irado". Podem te dar tremor nas mãos e até enjoo. Para muita gente, testes só existem para causar sofrimento. Mas gostando deles ou não, você deve se assegurar de ter o melhor desempenho possível. Aqui vão algumas dicas para melhorar sua performance: 

01 – Fique "frio"- mantenha a calma! 

Não adianta nada ficar nervoso. Na verdade, a ansiedade atrapalha seu desempenho. Como infelizmente não há uma mágica para você ficar tranquilo, você pode tentar o seguinte: 

Tenha pensamentos positivos. 
Interrompa os pensamentos negativos. 
Pense no teste como uma tarefa qualquer. Não supervalorize. 
Respire fundo. Relaxe seu corpo. 

02- Não deixe tudo para a última hora. 

É tentador adiar o estudo até a véspera da prova. Infelizmente esse método não garante bons resultados. Especialistas concordam que você deve ir estudando com antecedência. Isso lhe proporciona o tempo necessário para realmente absorver a informação. E se houver dúvidas, você terá tempo de pedir ajuda. Você deve ter uma boa noite de sono antes da prova, o que também ajuda muito. 

03 – Saiba o que estudar 

Veja o que você precisa estudar. Imagine que você é o professor. Que questões você faria? Simule para você mesmo algumas questões. 

Treine- Treine- e treine !!! 

Descubra que tipos de questões serão pedidas. Serão testes de múltipla escolha? Você terá que fazer uma redação? Haverá questões dissertativas? Também ajuda muito você descobrir quais são os seus pontos fracos. Teste-se e verifique quais são esses pontos fracos. Aí dedique-se a essas áreas e pontos fracos. 

04 – Trace um plano de estudo 

É muito útil gastar algum tempo traçando um plano de estudo. Use técnicas de estudo ( incluindo o método associativo ). Quando você elaborar seu plano de estudo, equacione o tempo e as matérias da maneira mais eficiente e inteligente possível, sempre de acordo com as suas próprias dificuldades e necessidades. Invista mais tempo nos pontos nos quais você tem mais dificuldade. 

ORGANIZE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL SEU TEMPO E SEU ESPAÇO FÍSICO! 

05 - Faça primeiro as questões mais fáceis. Deixe as mais difíceis para o final. 

06 – Leia as instruções e as questões com muita atenção 

Por mais inteligente que você seja, você não irá bem na prova se você não seguir correta e atentamente as instruções. Vá com calma, leia com atenção e sem afobação as instruções, isso é fundamental! Numa dissertação, atenha-se a questão pedida - "não viaje!" Não "encha linguiça" com informações que não estejam diretamente relacionadas a questão pedida. 

07 – Aprenda com suas provas 

Quando você recebe de volta sua prova corrigida, você verifica que nota tirou e aí, o que você faz? Se você for como a maior parte dos estudantes, você provavelmente joga fora ou coloca no final do livro. Infelizmente você acaba de perder uma boa chance de melhorar suas notas. É muito útil você rever suas provas cuidadosa e atentamente. Tem um certo tipo de questão que você erra sempre? Você errou porque resolveu muito rápido a questão? Não leu com atenção o enunciado? Teve erros bobos de distração? Analise seus erros e use o que aprendeu na sua próxima prova. 

Aprenda com seus erros 

Você se deu mau na prova e está "no fundo do poço". Encare isso. De qualquer forma você precisa acabar o curso, ou passar no exame ou o que seja. Você não vai aprender essa matéria jamais. Ôpa! Tire os pensamentos negativos da cabeça. Com certeza é muito chato e frustrante, mas talvez haja uma boa explicação para seu resultado ruim. Seja honesto com você mesmo, não se engane. Analise: Você estava preparado? Estava muito nervoso? Estudou de forma adequada? Por tempo suficiente? Treinou o suficiente para haver fixação da matéria? Use o auto conhecimento e análise de sua performance em sua próxima prova. 

 Maria Tereza Gomes Basile

Tetê
Nós temos a inteligência e a vontade.

A inteligência é muito importante. É ela que nos dá capacidade de perceber, de distinguir, de separar, de aprender. Mas, quem nos faz caminhar e vencer, é a vontade. 

Na prática, precisamos associar inteligência e vontade. Para vencermos os desafios de nosso dia a dia, precisamos querer, desejar. É a vontade que nos leva à ação!!!! 

Nós precisamos querer nos atualizar, aprender, evoluir, estar “up to date” com o mundo!!!! Para vencer a preguiça, o comodismo e a estagnação, precisamos de nossa VONTADE. 

É a nossa vontade que nos faz ler, que nos leva a querer aprender novas coisas, fazer novos cursos, explorar novos universos. 

Você precisa usar sua vontade. Precisa QUERER, FAZER. Arrisque-se. Não deixe de agir pelo medo de errar. Errar e acertar fazem parte do processo e por mais incrível ou chato que pareça, é através dos erros que mais aprendemos. 

Lute para conseguir. Tenha VONTADE DE VENCER . É assim que conseguimos vencer os desafios. 

Maria Tereza Gomes Basile

 

           Resultado de imagem para icone google mais        

 
 





TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS