DICAS PARA VOCÊ ESTUDANTE
DICAS PARA VOCÊ ESTUDANTE

Super - Dicas para melhorar o desempenho escolar 

"Existem diferentes formas de estudar", explica a psicopedagoga Maria Tereza Gomes Basile- Tetê, diretora da Basile Estudo Orientado Aulas Particulares. 

Há pessoas mais visuais (absorvem melhor aquilo que veem), outras mais auditivas (fixam com facilidade o que ouvem) e outras ainda cinestésicas (gravam o movimento que realizam quando escrevem)". Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar mais de uma maneira. Deve-se falar em voz alta, ver imagens e diagramas, reescrever o assunto fazendo resumos, resumir sem olhar, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega. 

Seja pontual. A preparação para o estudo vai desde a hora de se levantar até a hora de comer, brincar e dormir. Se você acordar atrasado, poderá perder o início da explicação da aula, esquecer algum material importante, etc. O tempo perdido terá de ser compensado nas horas de estudo, o que significa menos tempo para o lazer. 

Tenha um horário fixo para começar e terminar o estudo, todos os dias. Faça um relatório diário, verificando se conseguiu ser pontual. 

Se você não está habituado a estudar diariamente, não planeje estudar, por exemplo, quatro horas por dia. Será mais difícil de cumprir a promessa. 

Defina, antes de iniciar, a ordem de urgência das atividades; faça uma coisa de cada vez. 

Separe todo o material necessário antes de começar a estudar. Se eles estiverem à mão, você terá menos preguiça de consultá-los. 

Local silencioso, iluminado, de preferência sem muitos quadros e objetos que deem chance à distração. 

Atenção à postura! Ficar largado na cadeira ou deitar na cama é sono na certa. 

Faça anotações de forma clara e organizada. Se for preciso, crie abreviações. Elas serão superúteis para ajudá-lo a fixar a matéria e para servirem como fonte de referência para um estudo posterior. 

Não saia da aula com dúvidas. Se necessário, procure também o professor fora da classe. As dúvidas que surgirem durante o estudo, anote, tente respondê-las utilizando os livros didáticos e, se não conseguir, pergunte ao professor no dia seguinte. 

Use o método associativo, ou seja, crie associações usando as "coisas" que você precisa fixar. Alguns professores de cursinho são mestres em criar essas associações e isso lhes confere sucesso e simpatia, fazendo com que os alunos não se esqueçam mais nem do professor nem da associação! Vale desde associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, a melodias de músicas gostosas; construção de rimas e versos usando temas da matéria que você precisa fixar etc.. Use seu talento e sua criatividade! 

Nós temos a inteligência e a vontade.

A inteligência é muito importante. É ela que nos dá capacidade de perceber, de distinguir, de separar, de aprender. Mas, quem nos faz caminhar e vencer, é a vontade. 

Na prática, precisamos associar inteligência e vontade. Para vencermos os desafios de nosso dia a dia, precisamos querer, desejar. É a vontade que nos leva à ação!!!! 

Nós precisamos querer nos atualizar, aprender, evoluir, estar “up to date” com o mundo!!!! Para vencer a preguiça, o comodismo e a estagnação, precisamos de nossa VONTADE. 

É a nossa vontade que nos faz ler, que nos leva a querer aprender novas coisas, fazer novos cursos, explorar novos universos. 

Você precisa usar sua vontade. Precisa QUERER, FAZER. Arrisque-se. Não deixe de agir pelo medo de errar. Errar e acertar fazem parte do processo e por mais incrível ou chato que pareça, é através dos erros que mais aprendemos. 

Lute para conseguir. Tenha VONTADE DE VENCER . É assim que conseguimos vencer os desafios. 

Maria Tereza Gomes Basile

 

Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e "batalhar", agir. 

Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais. 

Tudo que você puder imaginar, você poderá realizar. As suas possibilidades são delimitadas por sua imaginação e por suas ações.

Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá. 

Boa Sorte! 

Maria Tereza Gomes Basile 


  
               Resultado de imagem para icone google mais        
 
 





TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS