BLOG
RSS
FAZER UMA BOA REDAÇÃO ENVOLVE MÚLTIPLOS ASPECTOS
2017/04/29 15:05:21

FAZER UMA BOA REDAÇÃO ENVOLVE MÚLTIPLOS ASPECTOS  

Para uma boa elaboração textual, preste atenção em todos esses elementos:

- Fique atento ao tema proposto e ao estilo de redação proposto que pode ser:

Não fuja do tema e procure tratá-lo de forma abrangente e impessoal.

- Usar a norma culta.

Não usar gírias e abreviações.

- Exponha suas ideias de forma organizada e bem estruturada! Se tiver dificuldade, peça ajuda até incorporar o processo e ficar apto a fazer isso sozinho!

- Para escrever bem é necessário ler, estar por dentro dos assuntos da atualidade, ter informações sobre o mundo, conhecer um pouco de arte, ir ao cinema, visitar exposições, a fim de possuir conteúdo e argumentos para colocar e debater.

- Também é necessário praticar muito!

Escrever à mão e ter alguém para analisar a estrutura linguística e corrigir seus erros gramaticais, ortográficos e de concordância é muito útil e eficaz para que você progrida e escreva cada vez melhor!

Maria Tereza Gomes Basile psicopedagoga

Diretora da Basile Estudo Orientado – Aulas Particulares

Estilos de redação

 

Dissertação
Na dissertação, o assunto deve ser debatido e discutido criticamente tendo como base opiniões fundamentadas. Pela regra, o texto dissertativo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, formato que permite ao estudante expor o tema, defender seu ponto de vista através de argumentos e elaborar um desfecho persuasivo do assunto. Nessa modalidade, verbos e pronomes em primeira pessoa, bem como períodos longos, são substituídos por termos impessoais e objetivos, mais comuns na terceira pessoa do singular, e frases curtas. Gírias, termos coloquiais e gerúndio também devem ser evitados. 

 

Narração
No texto narrativo, a problemática deve ser apresentada em formato de história, com detalhamento dos personagens envolvidos e do tempo e espaço onde é deflagrado o episódio. Basicamente estruturado por verbos de ação e advérbios de tempo e lugar, esse estilo também conta com introdução, desenvolvimento e conclusão, acrescido de conflito e clímax. Geralmente, são utilizados verbos e pronomes em primeira e terceira pessoa. Além disso, nesse gênero, o estudante tem mais liberdade para usar a imaginação e abusar da função emotiva e poética.   

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1493487180909

Descrição
De forma geral, descrição consiste na ação ou efeito de enumerar as partes essenciais de um ser. Isso significa que o texto descritivo deve ser constituído por um relato minucioso, representado pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) e fidedigno à imagem real do animal, pessoa, ideia ou objeto tratado. Normalmente, ele é dividido em objetivo, quando a descrição é precisa, e subjetivo, quando permite mais de uma interpretação do leitor. Verbos de ligação, como ser e estar, são muito utilizados nesta modalidade, assim como adjetivos. 

 

Carta 
Normalmente apresentada de forma descontraída, no caso de contatos pessoais, ou com formalidade, em circunstâncias de reivindicações, por exemplo, a carta argumentativa é a modalidade mais cobrada nos vestibulares. Estruturada em cabeçalho (local e data), saudação (vocativo inicial), corpo do texto e assinatura, a redação em carta deve apresentar o ponto de vista do autor em seu início, meio e fim. Como é endereçada a alguém, a carta também conta com uma linguagem específica. Palavras em primeira pessoa, vocativos e verbos no imperativo são utilizados com frequência nesta modalidade. 

 

Estilo Jornalístico
Nos casos de textos escritos em linguagem jornalística, a objetividade, clareza e impessoalidade predominam. Os principais dados, como o que, quem, quando, onde, como e por que, devem ser informados já no primeiro parágrafo, mais conhecido como lead. Em notícias e reportagens, prevalece o caráter informativo do texto, enquanto em editoriais e artigos, a opinião do autor é sustentada por argumentos. Voz ativa, frases curtas e palavras simples são usadas com frequência nesta modalidade. Por outro lado, artigos indefinidos e pronomes possessivos e demonstrativos devem ser evitados. 

 

Resenha

Uma resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. 

 

Comentário
Geralmente, as universidades cobram a produção de comentários em situações que envolvem ambientes virtuais, como um fórum de discussão, por exemplo. Nesse gênero textual, os estudantes possuem mais autonomia na escrita, contudo, o texto deve ter um propósito, fundamentado nos elementos fornecidos pelo material de apoio e em argumentos. A linguagem deve ser clara, sintética, coloquial e principalmente adaptada ao meio eletrônico, se este for o ambiente apresentado. Neste caso, o caráter dissertativo é substituído pela função opinativa.  

               Resultado de imagem para icone google mais         


Curso de Linguagem Arquitetônica - LA
2017/04/20 19:10:01
CURSO DE L.A. - LINGUAGEM ARQUITETÔNICA
NA BASILE ESTUDO ORIENTADO
PARA OS VESTIBULARES DE ARQUITETURA.
Professor Roberto Vicari

Duração do curso:
03 meses
com 01 aula/hora por semana, às quartas-feiras das 15h às 16h, totalizando 12 aulas!
Mais informações ligue 3022-2263 e 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
Mr. Gaga, um documentário sobre a paixão pela dança
2017/04/16 19:38:15
Forte
Sublime
Magistral
GAGA - Documentário sobre a vida e o trabalho do coreógrafo Israelense Ohad Naharin , diretor artístico da Companhia de dança Batsheva.
Sua não adaptação ao trabalho já definido e pré estabelecido em outras grandes cias de dança, seu talento e sua dança "inata e pulsante", o fazem seguir por sua própria trilha, que vai sendo magistralme e de maneira singular e belíssima construída.
A expressão e sua comunicação levadas a última instância!
Obra prima, não dá para perder! 

O movimento de Gaga decorre da crença de Naharin de que "o prazer físico da atividade física é parte de estar vivo" e a conexão entre esforço e prazer através do movimento. O documentário examina a vida de Naharin e seu trabalho coreográfico, explicando como seu trabalho moldou o mundo da dança.

https://youtu.be/1jdE3q1op8U
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-243385/trailer-19554106/
http://wantedcinema.eu/movies/mr-gaga/


<iframe width="756" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/1jdE3q1op8U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>










Por que celebra-se a Páscoa? Entenda os simbolismos e significados da data
2017/04/13 21:05:15

Feriado essencialmente cristão, a Páscoa celebra o renascimento do líder católico Jesus Cristo.

Ela é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas, terminando no Domingo de Ramos –uma semana antes do feriado. Durante esse período, segundo a tradição religiosa, a purificação deve ser alcançada por meio de penitência, como o jejum, que promoveria a libertação dos pecados.

PÁSCOA DOS JUDEUS

Para os judeus, a Páscoa se chama Pessach, ou Passover, significa a saída do Egito, conduzidos por Moisés. Dizem que o profeta ordenou que os hebreus, na noite do 14º dia do primeiro mês da primavera, matassem um carneiro, assassem o animal e o comessem com pão sem fermento. Ela é celebrada por 8 dias e comemora a libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do Mar Vermelho. É um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

O SIMBOLISMO DO COELHO

Além de ser símbolo da fertilidade, o coelho tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a Páscoa coincide com o início da primavera, quando toda a neve derrete e a vida ressurge, após o período de frio. Esse é o momento em que os coelhos, depois da hibernação de inverno, deixam suas tocas.

O SIGNIFICADO DO OVO

No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. O ovo passou a ter duplo significado: além de ser um presente era um símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus, que ressurgiu no dia de Páscoa. O chocolate foi introduzido na tradição na Inglaterra, quando a indústria do doce começou a se desenvolver. O costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses.

CADA ANO EM UMA DATA

Tanto a Páscoa judaica quanto a Páscoa cristã são festas móveis, porque dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã, por exemplo, acontece aqui no Brasil, no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril.

COMO CALCULAR A PÁSCOA?

Saber quando será a Páscoa é simples: divida o ano por 19. Ao resto da divisão, some 1. Com isso, você consegue o número que mostra a data da lua cheia pascal. Procure o número na tabela abaixo, válida de 1900 a 2199. A Páscoa cairá no domingo seguinte.

Exemplo: 2017 dividido por 19 dá 106 e resto 3 que, somando 1, obtém-se 4. O número 4 remete ao dia 11 de abril, o que faz com que a Páscoa caia no dia 16 de abril.

1 - 14 de abril
2 - 03 de abril
3 - 23 de março
4 - 11 de abril
5 - 31 de março
6 - 18 de abril
7 - 08 de abril
8 - 28 de março
9 - 16 de abril
10 - 05 de abril
11 - 25 de março
12 - 13 de abril
13 - 02 de abril
14 - 22 de março
15 - 10 de abril
16 - 30 de março
17 - 17 de abril
18 - 07 de abril
19 - 27 de março

SEMANA SANTA E OS RITUAIS DA IGREJA CATÓLICA

Domingo de Ramos - Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém para o festejo da Páscoa. Os ramos são levados à igreja para serem abençoados pelo padre. Seu ramo simboliza você, que é parte da videira, árvore que representa Jesus. Depois da cerimônia, os ramos são queimados para serem usados na Quarta-feira de Cinzas do próximo ano.

Quinta-Feira Santa - Neste dia acontece a cerimônia do lava-pés, lembrando a Última Ceia, quando Jesus lavou os pés dos apóstolos. Essa liturgia simboliza a humildade.

Sexta-Feira da Paixão - Único dia do ano em que não há missa, acontecendo apenas a Celebração da Palavra. É quando acontece a procissão que reproduz a via-sacra.

Sábado de Aleluia - Dia em que se acende o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo, que ilumina o mundo. Acontece também a Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa - Dia final da Semana Santa, o domingo celebra a ressurreição de Cristo. Além da tradicional missa, costuma acontecer uma encenação da ressurreição.

Fonte - Folha de São Paulo 
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2017/04/1874560-por-que-celebra-se-a-pascoa-entenda-os-simbolismos-e-significados-da-data.shtml

 

Capela degli Scrovegni em Padua- Italia
2017/04/11 18:34:08
Capela degli Scrovegni em Padua- Italia  obras de Giotto di Bondone.

Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
 



Capela Degli Scrovegni em Padua - Itália ricamente afrscada com obras de Giotto di Bondone
2017/04/11 18:30:29

 

Capela degli Scrovegni em Padua- Italia  
obras de
to d.Giotto di Bondone


Na ilustração ao lado, vê-se a disposição dos painéis no interior da Capela.
Numerados de 1 a 6 estão os painéis acerca da vida de Joaquim e Ana.
De 7 a 16, estão os painéis acerca da vida de Maria.
De 17 a 39, estão os painéis acerca da vida de Jesus.
De 40 a 53, os painéis acerca das Sete Virtudes e dos Sete Vícios.

Cenas da Vida de Joaquim e Ana


  • "Expulsão de Joaquim do templo""
    (painel 1), afresco 200x185 cm, 1304-6

  • "Joaquim entre os pastores"
    (painel 2), afresco 200x185 cm, 1304-6

  • "A anunciação para Santa Ana"
    (painel 3), 200x185 cm, 1304-6

  • "A oferta sacrificial de Joaquim"
    (painel 4), 200x185 cm, 1304-6

  • "O sonho de Joaquim"
    (painel 5), 200x185 cm, 1304-6

  • "O encontro no portão Dourado"
    (painel 6), 200x185 cm, 1304-6

Cenas da vida de Maria


  • "O nascimento da Virgem"
    (painel 7), 200x185 cm, 1304-6

  • "Anunciação - O anjo Grabriel enviado por Deus"
    150x195 cm, 1306

  • "A apresentação da Virgem no Templo"
    (painel 8), 200x185 cm, 1304-6

  • "Oração dos noivos"
    (painel 10), 200x185 cm, 1304-6

  • "O casamento da Virgem"
    (painel 11), 200x185 cm, 1304-6

  • "A procissão do casamento"
    (painel 12), 200x185 cm, 1304-6

  • "A Virgem recebendo a mensagem"
    (painel 15), 150x195 cm, 1306

  • "A visitação"
    (painel 16), 150x140 cm, 1306

Cenas da vida de Jesus


  • "Natividade - nascimento de Jesus"
    (painel 17), 200x185 cm, 1304-6

  • "Adoração dos Magos"
    (painel 18), 200x185 cm, 1304-6

  • "Apresentação no Templo"
    (painel 19), 200x185 cm, 1304-6

  • "Fuga para o Egito"
    (painel 20), 200x185 cm, 1304-6

  • "O massacre dos inocentes"
    (painel 21), 200x185 cm, 1304-6

  • "Cristo perante os Doutores"
    (painel 22), 200x185 cm, 1304-6

  • "O batismo de Cristo"
    (painel 23), 200x185 cm, 1304-6

  • "O casamento de Cana"
    (painel 24), 200x185 cm, 1304-6

  • "A ressurreição de Lázaro"
    (painel 25), 200x185 cm, 1304-6

  • "A entrada em Jerusalém"
    (painel 26), 200x185 cm, 1304-6

  • "A expulsão dos vendilhões do templo"
    (painel 27), 200x185 cm, 1304-6

  • "Judas recebendo pagamento por sua traição"
    (painel 28), 200x185 cm, 1304-6

  • "A última ceia"
    (painel 29), 200x185 cm, 1304-6

  • "A lavação dos pés"
    (painel 30), 200x185 cm, 1304-6

  • "O beijo de Judas"
    (painel 31), 200x185 cm, 1304-6

  • "Cristo perante Caifás"
    (painel 32), 200x185 cm, 1304-6

  • "A flagelação"
    (painel 33), 200x185 cm, 1304-6

  • "A caminho do calvário"
    (painel 34), 200x185 cm, 1304-6

  • "Crucificação"
    (painel 35), 200x185 cm, 1304-6

  • "Lamentação"
    (painel 36), 200x185 cm, 1304-6

  • "Ressurreição (Noli me tangere)"
    (painel 37), 200x185 cm, 1304-6

  • "Ascensão"
    (painel 38), 200x185 cm, 1304-6

















 











Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone

"É preciso criar e usar diferentes estratégias para que os vários tipos de "aprendentes” possam desenvolver suas habilidades cognitivas." 1/04/2017 Maria Tereza Gomes Basile
2017/04/01 19:44:02

"É preciso criar e usar diferentes estratégias para que os vários tipos de "aprendentes” possam desenvolver suas habilidades cognitivas."

1/04/2017

Maria Tereza Gomes Basile(*Aprendente = termo utilizado na psicopedagogia para designar o indivíduo que aprende).

 

Uma dessas estratégias, e que apresenta excelentes e efetivos resultados é o uso dos jogos de matemática.

Mas porque eles são tão eficientes?

Estimulam uma conversa sobre a matemática

Enquanto as crianças brincam entre elas, a matemática, o jogo, a brincadeira vira tema de discussão e de conversa.  A chave é fornecer aos alunos uma estrutura que promova discussões produtivas e vocabulário acadêmico. Isso pode incluir quadros de frases, cartões de conversa de matemática ou perguntas guiadas que são específicas para o jogo.

Criar Tempo para Observação

 

Enquanto as crianças estão absorvidas na atividade é possível observá-las e avaliá-las em um ambiente informal. É possível assistir as ações e as decisões que tomam. É possível assim avaliá-las e fazer um registro dessa avaliação num ambiente lúdico, informal e sem pressão.

 

Fornecer uma maneira alternativa de rever ou mesmo de aprender conceitos

Fazer a mesma coisa repetidamente pode ficar chato, mas os jogos oferecem resultados variados e diferentes formas de praticar mesmas habilidades.  É mais informal e é percebido como uma atividade divertida, além de dar aos alunos outra chance de rever ou de exercitar habilidades matemáticas importantes.

Incentivar a Aprendizagem Cooperativa

Dependendo do tipo de jogo, os “aprendentes” podem trabalhar em grupos ou em pares. Trabalhar com colegas ajuda a melhorar as habilidades interpessoais (comunicar, ser um jogador de equipe, resolver problemas, etc.) O tempo gasto com as interações face a face fornece a prática necessária para desenvolver essas habilidades.

Possibilidade de praticar os diferentes estilos de aprendizagem

Cada indivíduo possui uma forma diferente de aprender. Isso vale para todos: crianças ou adultos.

Os usos dos jogos matemáticos são ótimos para:

·      Aprendizes Visuais  - quando há modelos e representações de imagens

·      Aprendizes cinestésicos - quando jogos incluem experiências práticas e movimento

·      Aprendizes auditivos - quando as crianças podem se comunicar abertamente e falar uns com os outros

 

·      Aprendizes de leitura / escrita - quando os alunos usam uma folha de registro para encontrar sua solução

Aumentar o engajamento e a motivação dos alunos

Adultos e crianças gostam de jogar. Então vamos usar essa atividade prazerosa que é o jogo para promover uma atitude positiva sobre matemática (o que se aplica perfeitamente para outras disciplinas). As crianças se alegram e trabalham prazerosamente usando a atividade lúdica - os jogos.

Desenvolver o Pensamento Estratégico

Os estudantes estão tomando decisões e elaborando estratégias quando jogam jogos de matemática. Eles podem não saber, mas eles estão pensando estratégia. ("Qual é a maneira mais rápida de resolver este problema para que eu possa avançar?").

Maria Tereza Gomes Basile – Psicopedagoga

1/04/2017

“Devemos refletir sobre o que queremos alcançar com o jogo, pois quando bem elaborados, eles podem ser vistos como uma estratégia de ensino que poderá atingir diferentes objetivos que variam desde o simples treinamento, até a construção de um determinado conhecimento.”

— 

LARA, 2003,P.21 (via isatrobia)




               Resultado de imagem para icone google mais         

7 Total de ítens



TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS