BLOG
RSS
Exposição: Di Cavalcanti - Colecionador de Lirismos
2016/03/24 20:10:12
Exposição exibe 50 obras de Di Cavalcanti 
 - Conquistador de Lirismos, na Galeria Almeida e Dale

Mais de 20 anos de produção do pintor modernista Di Cavalcanti serão retratados na mostra "Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos", na Galeria Almeida e Dale, aberta ao público a partir de sexta-feira (18). A exposição traz cerca de 50 obras, feitas entre 1925 a 1949, que abordam a cultura e o povo brasileiro.

Com curadoria de Denise Mattar e consultoria de Elisabeth Di Cavalcanti, o conjunto exposto conta com óleos sobre tela, aquarelas, guaches do artista.

Os anos de 1925 e 1949 são anos que marcaram o artista e o período entre os dois é considerado um tempo de amadurecimento em sua obra.

1925 foi o ano do retorno da primeira viagem à Europa, onde viveu por dois anos, em Paris, como jornalista. Na capital francesa, ele frequentou a Academia Ranson, conheceu Picasso, Matisse, visitou museus e exposições.

Já 1949, Di viajou ao México, quando teve contato com os pintores e muralistas mexicanos Diego Rivera (1886-1957) e José Orozco (1883-1949). A partir de 1950, Di também passou a realizar painéis e murais para a nova arquitetura modernista brasileira.

Pessoas comuns, das favelas, botecos, bordéis, festas populares e as mulheres – negras brancas, ricas ou pobres – são temas que aparecem em suas obras, no período entre as duas datas.

No dia 8 de abril, durante a feira SP-Arte, a galeria Almeida e Dale lançará o livro "Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos", com mais de 200 obras do artista.

O pintor 

Emiliano de Albuquerque e Mello, mais conhecido como Di Cavalcanti, nasceu em 1897, no Rio de Janeiro. Filho de descendentes dos Cavalcanti da Paraíba, desde cedo adotou como seu nome artístico.

Com a morte do pai, em 1914, Di precisou trabalhar e não cursou a Escola Nacional de Belas Artes. O artista começou sua carreira por meio da imprensa, trabalhando como caricaturista e ilustrador. Com pouco dinheiro, mas boas referências, logo conseguiu se inserir no círculo dos intelectuais dos jornais de São Paulo e Rio, e se envolveu, inclusive, com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Na década de 1930, Di teve seu trabalho interrompido por perseguições políticas. Em São Paulo, foi preso como getulista. No Rio, como comunista. Em 1936, conseguiu fugir para Paris, onde passou alguns anos antes de retornar ao Brasil, em 1940.


Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos, na Galeria Almeida e Dale
Quando: Abertura para convidados dia 17 de março. Visitação: de 18 de março a 28 de maio.
De segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados das 10h às 14h
Onde: Galeria Almeida e Dale - rua Caconde, 152 - Jardim Paulista
Quanto: Gratuito
Mais informações: 11 3887-7130 / www.almeidaedale.com.br/

"Di Cavalcanti retrata a cor e o sabor do Brasil, retrata nossa visualidade....
Pinta o subúrbio, a essência humana....
A exposição abarca as obras de 1925 a 1949, período após seu retorno da França. Ele diz que como civilizado após esse período fora ele começa a entender o Brasil."

dica de Maria Tereza Gomes Basile
Psicopedagoga
Diretora da Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
www.basileestudoorientado.com.br
http://m.basileestudoorientado.com.br
 
https://plus.google.com/105029700268271671534/posts/VCUn5vTGLe1





 




































 





 
 
Dicas da Basile e nossa Orientadora Profissional, a psicóloga Bruna Ronchi Oliveira , para ajudar você, estudante, no complexo processo de escolha vocacional
2016/03/11 18:20:11
É a USP sempre inovando e trabalhando para o crescimento e desenvolvimento da Educação no Brasil!
Exelente serviço e oportunidade para você, estudante, intrumentalizar-se e enriquecer seu arsenal a fim de elaborar seu processo de escolha profissional!

Ainda precisa de ajuda?
Conte com a Orientadora Vocacional da Basile: Bruna Ronchi Oliveira.

Agende uma entrevista e venha conhecer noso trabalho de Orientação Vocacional.
Será um  prazer atendê-lo na Basile Estudo Orientado - Aula Prticulares!

Segue a dica: 
Entre no link
http://prceu.usp.br/uspprofissoes/

Visitas Monitoradas

Clique aqui para inscrições

O programa USP e as Profissões compreende também visitas monitoradas de estudantes à USP, preferencialmente daqueles oriundos do Ensino Médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular. No começo do ano é divulgado o calendário das atividades, que vão de março a novembro. As inscrições são gratuitas e efetuadas online. As vagas são limitadas; portanto, é necessário observar os períodos de inscrições.

Nessas visitas, é dada uma visão geral dos cursos oferecidos pelas Unidades. Alunos de graduação, pós-graduação, docentes e funcionários expõem suas opiniões não apenas a respeito dos cursos, mas também sobre a Unidade de Ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nela se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade, promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos. Os visitantes conhecem salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura disponível para a formação dos alunos.

O Programa

 

USP e as Profissões é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

O programa compreende três eixos de ações:

Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

Visualize informações sobre a marca do programa Usp e as Profissões. Clique aqui.

http://prceu.usp.br/uspprofissoes/





           Resultado de imagem para icone google mais        
 
 










Orientação Vocacional na Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
2016/03/11 17:53:10
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Utilizando variada gama de técnicas e materiais de trabalho, este programa propicia ao jovem condições de realizar sua própria síntese e conclusão, ao longo dos encontros nos quais são discutidas as características individuais, pesquisas sobre as carreiras, profissionais e mercado de trabalho nas áreas que mais despertem interesse ao estudante. 

A responsável pela Orientação Vocacional na Basile Estudo Orientado é a psicóloga Bruna Ronchi Oliveira - CRP 06/85035.

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Orientação Profissional e de Carreira pela Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência em orientar  adolescentes, jovens e adultos . 

A realização do processo  em Orientação Profissional ou Reescolha de Carreira, dura de 8 a 10 encontros de uma hora cada. 


 Agende uma entrevista conosco. Podemos te auxiliar muito nesse processo  de escolha de carreira!
Super dica da psicóloga Bruna, orientadora vocacional da Basile Estudo Orientado,  para você que está "perdido" em relação a sua escolha profissional:

A  Universidade de São Paulo disponibiliza para você, estudante, a possibilidade de visitar os diferentes departamentos e poder ver de perto os cursos, professores e respectivos alunos dos cursos lá ministrados. 
É um bom recurso para complementar seu processo de busca e escolha profissional!
Precisando de ajuda e mais orientações?
Venha fazer aqui na Basile o processo completo de orientação Vocacional que dura de 8 a 10 sessões.


Visite http://prceu.usp.br/uspprofissoes/
Lá você tem acesso ao calendário completo. 
As visitas começaram agora no mês de março e se estendem até setembro, com uma visita por unidade. 
A visita tem duração de cerca de 3 horas e apresenta o curso e a profissão para o vestibulando. 
Para se inscrever é necessário entrar no site.


    
       Resultado de imagem para icone google mais        
 
 

 


Conheça os trabalhos da Basile estudo orientado - Aulas Particulares
2016/03/03 18:42:17
 
 
image
 
 
     
 
Visualizado por Yahoo
 
 
 
   
 
 
 
image
 
 
 
 
 
 
Visualizado por Yahoo
 
    

  
           Resultado de imagem para icone google mais        


 http://m.basileestudoorientado.com.br

4 Total de ítens



TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS