BLOG
RSS
Novidade: Basile Estudo Orientado
2015/03/31 19:30:32

A Basile proporciona aulas particulares específicas para todas as disciplinas do Ensino Fundamental, Médio, Vestibular e Ensino Superior, preparando os alunos para o sucesso em Vestibulares e Vestibulinhos. “Nosso objetivo é suprir lacunas, defasagens e dificuldades em matérias específicas, trazendo ao aluno condições de, ao término, caminhar sozinho”, explica Maria Tereza. As aulas são dadas de acordo com asA psicopedagoga Maria Tereza Gomes Basile abriu há 6 meses as portas do Basile Estudo Orientado na Rua Cerro Corá, 613. O novo espaço trabalha para acolher, incentivar, apoiar e estimular os jovens e suas famílias nos processos de aprendizagem. “Já trabalho há 18 anos com aulas de reforço em diversas disciplinas e aqui vamos também dar ênfase na melhoria da organização do estudo do aluno, ajudando a criar métodos e uma rotina de estudo para melhorar seu desempenho”, explica a Maria Tereza, diretora do Basile Estudo Orientado.  necessidades e lacunas que o aluno apresenta, usando seu material didático e preparando o aluno especificamente para o que ele está precisando no momento.

 Outro aspecto essencial da missão de Maria Tereza é o dar orientação e suporte completo nos processos de mudança de escola, preparação a testes, psicodiagnósticos, dificuldades de aprendizado, desmotivação e lacunas de conteúdo. No Coaching Psicopedagógico e Educacional, a especialista da Basile Estudo Orientado analisa caso a caso faz o aconselhamento para pais e alunos sobre diversos aspectos como estudo, aprendizagem, e condutas a serem adotadas no quesito educação, escola e disciplina. Para Maria Tereza, o essencial neste trabalho é despertar e desenvolver talentos e habilidades respeitando, estimulando e valorizando as características de cada um.

Entre os novos projetos da Basile Estudo Orientado está o Curso unificado de redação e literatura para vestibulares, cujo objetivo é oferecer a análise dos livros indicados pela Fuvest e Unicamp,  extraindo dessa leitura analítica os temas para produção de textos. Outro curso é o de Fotografia Básica, no qual será exercitada a criatividade e a identidade fotográfica das pessoas.

--       

 
3022-2263
3022-2264
 
         

Jornal da Gente Ano /13 nº 655
 
 
 
Como estudar: Ensine seu cérebro a se concentrar
2015/03/29 13:38:37

Deixar o celular longe, reunir o material de estudo de forma organizada, desligar a TV, sair da Internet, deixar água e algum lanche por perto, ficar sozinho e seguir um bom planejamento ajudam a melhorar o rendimento quando você precisa estudar, mas… cadê a concentração?

Se mesmo com toda a preparação do mundo seus pensamentos continuam bem longe da matéria que você precisa estudar e está difícil focar no mesmo texto ou exercício, dê uma olhada nestas três técnicas. Você pode usá-las separadamente, ou fazer um combinado para ajudar seu cérebro a se concentrar. Sim, é possível treinar o cérebro para focar numa única tarefa por mais tempo, do mesmo jeito que se pode treinar o corpo para fazer musculação, aprender capoeira, dançar ou correr uma maratona.

Técnica do Intervalo
Se está difícil de se concentrar, forçar a barra para passar horas e horas diante dos livros não ajuda em nada. Se a ideia é começar a treinar seu cérebro para tirar o melhor proveito das suas horas de estudo, vale começar aos poucos.
A Técnica Pomodoro, inventada em 1980 por Francesco Cirillo, é um método de gerenciamento do tempo. A ideia é simples: usar um timer para marcar pequenos períodos de produtividade. Você pode usar um daqueles timers de cozinha, qualquer relógio ou mesmo o seu celular. O método recomenda 25 minutos de concentração, mas você pode chegar lá aos poucos.

Antes de iniciar sua tarefa, lista de exercícios ou leitura, programe o alarme para um tempo curto, digamos, 10 minutos. Ao fim desse intervalo, faça uma pausa de dois minutos. Repita até completar quatro ciclos e faça uma pausa maior. Vá aumentando o tempo de concentração aos poucos, de cinco em cinco minutos, até alcançar o período ideal para você.

Só mais cinco…
Não, não são aqueles “só mais cinco minutinhos” quando o despertador toca de manhã cedo. É uma técnica para resistir à vontade de largar tudo que bate diante de uma tarefa extensa ou aborrecida demais. É uma boa maneira de lidar com o desânimo que dá, por exemplo, quando aqueles 20 exercícios de Química parecem uma barreira intransponível, ou quando o livro não está nem na metade e você já pensa em desistir.

O objetivo aqui, em vez de largar tudo e sair correndo, é dizer a si mesmo que você vai fazer só mais cinco coisas antes de desistir. Podem ser mais cinco exercícios, cinco questões daquela prova do vestibular anterior, cinco páginas do texto, cinco parágrafos do livro obrigatório, ou mesmo cinco linhas! Quando acabar, do mesmo jeito que você aperta o botão do despertador pra dormir mais cinco minutinhos, fale pra si mesmo: “só mais cinco”.
Ao quebrar a tarefa “de cinco em cinco”, você vai aguentá-la por mais tempo e, quem sabe, até cumprir o objetivo sem muito sofrimento.

Meditação Instantânea
Às vezes, o que atrapalha é a ansiedade (“Tem muita matéria pra estudar, não vou dar conta!”), ou um problema qualquer que não tem nada a ver com o estudo. Nesses momentos, é importante deixar a mente livre de preocupações para que o tempo de estudo que você separou seja o mais produtivo possível.

Esta técnica de meditação pode ser aplicada em qualquer hora, em qualquer lugar. Vale para quando você precisa se concentrar nos estudos, mas também ajuda a baixar a ansiedade hora da prova.
O passo a passo é muito simples, está explicado num vídeo de mais ou menos cinco minutos e está em inglês, mas tem legendas em português.

 Clique aqui para ver o vídeo

Enem 2015 - saiba tudo
2015/03/29 13:30:31

6 formas diferentes de utilizar a nota do Enem

 
 
 
6 formas diferentes de utilizar a nota do Enem

Oi vestibulandos! Mais de 8 milhões de estudantes de todo o país devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem deste ano. Se, no início, a prova tinha apenas a finalidade de medir o conhecimento dos alunos ao término do ensino médio, a avaliação tem, desde 2009, status de vestibular. Atualmente, o Enem faz parte dos processos seletivos de instituições públicas e privadas de nível superior, tornando-se ...

Ler mais 

Revisão Enem: Aulas gratuitas de matemática

 
 
 
Revisão Enem: Aulas gratuitas de matemática

Olá leitores! É só fazer algumas contas rápidas para perceber que a importância de Matemática no Enem multiplicou em sua nova edição. Se antes a prova continha de 10 a 12 questões sobre o tema, agora são 45 enunciados. Ou seja, um quarto da avaliação será pura matemática. Além disto, a linguagem matemática vai aparecer moderadamente na prova de Humanas e deliberadamente na prova de Natureza, na forma de grá ...

Ler mais 

Baixe grátis mais de 130 apostilas para o Enem

 
 
 
Baixe grátis mais de 130 apostilas para o Enem

Olá leitores do Canal do Ensino! Que tal poder fazer download de mais de 130 opções de apostilas para o Enem de forma gratuitamente? Mais de 9 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano. Com tanta concorrência você precisa começar a estudar o quanto antes, seja através de livros, vídeo aulas, simulados e principalmente fazendo revisões dos principais conteúdo do ensino médio. Se você pretend ...

Ler mais 

Confira temas atuais que podem cair na redação do Enem

 
 
 
Confira temas atuais que podem cair na redação do Enem

Olá pessoal! Bom... A esta altura do campeonato, a maioria dos estudantes já deve estar preparado para o Enem 2014. Como a redação é um dos itens mais importantes da prova, a Universia junto com a professora Andrea Provasi, do Cursinho da Poli, aponta temas de atualidades que podem cair na redação. Assim, os candidatos podem treinar ainda mais e mais focados nesses últimos dias. A nota da redação do Enem te ...

Ler mais 

10 ferramentas gratuitas que vão lhe ajudar a passar no Enem

 
 
 
10 ferramentas gratuitas que vão lhe ajudar a passar no Enem

Olá leitores! Faltam poucos meses para o Enem. A contagem regressiva não para e muitos estudantes estão cada vez mais perto do momento que definirá seu futuro próximo! É hora de dedicação cada vez mais constante, persistência e organização! E para ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com 10 dicas para o ENEM ficar um pouco menos assustador. Trata-se de aplicativos para smartphones que poderão ser usado ...

Ler mais 

10 sites que oferecem simulados online grátis para o Enem

 
 
 
10 sites que oferecem simulados online grátis para o Enem

Olá vestibulandos! Quem vai enfrentar o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisa praticar muito. Além de realizar exercícios em casa, na escola ou no cursinho, os alunos costumam treinar fazendo simulados, sejam eles presenciais ou pela internet. Nessas provas, nos moldes dos vestibulares tradicionais, é possível ter uma noção das questões e entender como as avaliações funcionam na práti ...

Ler mais 

Cursos online gratuito de Revisão para o Enem

 
 
 
Cursos online gratuito de Revisão para o Enem

Olá vestibulandos! As provas do Enem se aproximam e com elas o necessidade de revisar os conteúdos mais cobrados. E uma das melhores forma de estudar é fazer um curso de revisão para o Enem. Veja como você pode fazer este curso de forma gratuita e o melhor pela Internet. O site Aula Livre oferece um curso cuidadosamente desenvolvido para ajudar você a se dar bem nos principais vestibulares do país e na prov ...

Ler mais 

Erros para não cometer na redação do Enem

Erros para não cometer na redação do Enem

Olá estudantes! Está chegando o Enem e já começa a bater aquele medinho da redação, não é? Muito se fala sobre como se deve escrever um texto, como fazer isso e aquilo mas e o que não se deve fazer? O que deve ser evitado numa boa redação? São essas dicas que o Universia Brasil separou. O medo de cometer erros na redação do Enem atrapalha muitos estudantes enquanto eles redigem seus textos, afinal a falta d ...

Ler mais 

FGV oferece aulas online gratuitas para o Enem

 
 
 
FGV oferece aulas online gratuitas para o Enem

Olá pessoal! A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou um site gratuito com foco no Ensino Médio. No portal é possível encontrar aulas online e um banco com mais de 4 mil questões que seguem o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são dividas em quatro áreas de conhecimento, como no Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e suas Tecnologias. É possível assistir ...

Ler mais 

Baixe grátis o guia: Como estudar para o ENEM

Baixe grátis o guia: Como estudar para o ENEM

Olá vestibulandos! Há pouco menos de 1 mês para o ENEM, acreditamos que podemos dividir os alunos que irão prestar o exame (mais de 9,5 milhões) em 3 categorias: 1 - Estes são a minoria Alunos que estudaram tudo, se planejaram, acompanharam as aulas e exploraram – no bom sentido – seus professores. Estão confiantes e só precisam revisar os conteúdos para os dias de prova. 2 - Este é um grupo grande Alunos q ...

Ler mais 
Paulo Freire
2015/03/29 13:18:33



Texto extraídpo do livro:
"PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA
de Paulo Freire

Do ponto de vista democrático em que me situo, mas também do ponto de vista da 
 
radicalidade metafísica em que me coloco e de que decorre minha compreensão do 
 
homem e da mulher como seres históricos e inacabados e sobre que se funda a minha 
 
inteligência do processo de conhecer, ensinar é algo mais que um verbo transitivo 
 
relativo. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa, e foi aprendendo socialmente 
 
que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi 
 
assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens 
 
perceberam que era possível – depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos, 
 
métodos de ensinar. Aprender precedeu ensinar ou, em outras palavras, ensinar se 
 
diluía na experiência realmente fundante de aprender. Não temo dizer que inexiste 
 
validade no ensino de que não resulta um recriar ou de refazer o ensinado, em que o 
 
ensinado que não foi apreendido não pode ser realmente aprendido pelo aprendiz.”



 
"O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias." (Arendt, 2001, p. 212)
2015/03/29 13:02:42
Aqui você pode digitar o inicio de seu post. Ele será exibido na página principal de seu blog.
100 brincadiras infantis
2015/03/09 16:52:09
Visite essa página.
Clique no link e você terá acesso a 100 brincadeiras infantis com as respectivas explicações e faixa etária indicada para a brincadera.
Bem interessante!
Vale a visita.
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/

40 sites para baixar livros de graça
2015/03/01 23:26:11

Ler para aprender, ler para expandir a mente, ler para estimular a memória.  Não importa o porquê você dedica tempo para essa atividade, o que vale é aproveitar todos os seus benefícios, seja no papel ou nos modernos leitores digitais.

Para ampliar a sua experiência de leitura, o Canal do Ensino selecionou 40 sites que disponibilizam livros para download gratuito. Baixe e-books de forma legal, economize e viaje para lugares incríveis na frente do computador.

Com estes sites é possível baixar livros de graça e ler online de maneira legal, sem complicações.

Sites para baixar livros gratuitos

  • Baixar Livros Grátis, site recém lançado com um catálogo razoável de clássicos da literatura brasileira e estrangeira.
  • Bartleby, eles têm uma das melhores coleções de literatura, versos e livros de referência com acesso gratuito.
  • Biblomania, uma grande coleção de textos clássicos, livros de referência, artigos e guias de estudo.
  • Books-On-Line, um diretório com mais de 50 mil publicações (a maioria grátis). A busca pode ser feita por autor, tema ou palavra-chave.
  • Bookstacks, conta com cerca de 100 livros de 36 autores diferentes. Os livros podem ser lidos on-line ou baixados em formato PDF.
  • Bored.com, milhares de livros clássicos para ler ou fazer download. É possível encontrar livros de música, jogos, culinária, ciências e viagens.
  • Classic Book Library, uma biblioteca gratuita que contém romances de mistério, ficção científica e literatura infantil.
  • Classic Bookshelf, biblioteca eletrônica de livros clássicos. Tem um programa de leitura que permite a visualização mais fácil dos arquivos.
  • Classic Reader, coleção de clássicos de ficção, poesia, contos infantis e peças de teatro. Mais de 4 mil obras de centenas de autores.
  • Ebook Lobby, centenas de ebooks gratuitos ordenados em categorias que vão desde técnicas empresariais e arte até informática e educação.
  • EtextCenter, mais de 2 mil ebooks gratuitos procedentes da Biblioteca Etext Center da Universidade da Virgínia. Inclui livros clássicos de ficção, literatura infantil, textos históricos e bíblias.
  • Fiction eBooks Online, centenas de peças de teatro, poemas, contos, livros ilustrados e novelas clássicas.
  • Fiction Wise, obras de ficção científica gratuitas. Além disso é uma loja de livros.
  • Full Books, milhares de livros completos dos mais diversos assuntos, ordenados por título.
  • Get Free Books, milhares de livros gratuitos de quase todos os temas imagináveis. Encontram-se disponíveis para download imediato.
  • Great Literature Online, vasta coleção de títulos ordenados por autor. Além de fornecer textos em formato HTML, proporciona uma linha de tempo biográfica e lista de links sobre o autor consultado.
  • Hans Christian Andersen, coleção maravilhosa de histórias e contos de fadas de Hans Christian Andersen.
  • Internet Public Library, fundada por um grupo da University of Michigan’s School of Information e Michigan SI students. Contém uma antologia com mais de 20 mil títulos.
  • Literature of the Fantastic, pequena coleção de ficção científica e livros de fantasia, com links para grupos de discussão.
  • Literature Project, coleção gratuita de textos clássicos e poesia. Esse site tem um programa de leitura em voz que pode ser baixado.
  • Magic Keys, contos ilustrados para pessoas de todas as idades.
  • Many Books, mais de 20 mil ebooks gratuitos para PDAs, iPods e similares.
  • Master Texts, base de dados gratuita que contém obras-primas da literatura, as quais podemos buscar por título, tema e autor.
  • Open Book Project, site orientado à comunidade educativa. Proporciona livros didáticos gratuitos e outros materiais educativos on-line.
  • Page By Page Books, centenas de livros clássicos que podem ser lidos página por página.
  • Project Gutenberg, mais de 25 mil títulos gratuitos estão disponíveis no Projeto Gutenberg. Adicionalmente há outros 100 mil títulos através de seus afiliados.
  • Public Literature, uma enorme coleção de literatura de grande qualidade que mostra autores clássicos e obras modernas do mundo inteiro.
  • Read Print, biblioteca on-line com milhares de livros, poemas e peças de teatro para estudantes e professores.
  • Ref Desk, seleta compilação de enciclopédias e outros livros de referência.
  • The Online Books Page, lista com mais de 30 mil livros grátis da Universidade da Pensilvania.
  • The Perseus Digital Library, projeto criado pela Biblioteca Virtual da Universidade de Tufts que possui textos clássicos e renascentistas.

Sites para baixar audiobooks grátis

  • Audio Literature Odyssey, versões na íntegra de novelas, poemas, contos e obras literárias lidas na voz do ator Nikolle Doolin.
  • Audio Treasure, Audio Bíblia gratuita em formato Mp3. Inclui links para audiobooks cristãos.
  • Classic Poetry Aloud, podcasts de poemas clássicos e literatura inglesa.
  • Free Classic Audio Books, dúzias de clássicos para baixar e ouvir no mp3, mp4 e iPods.
  • Learn Out Loud, diretório que contém mais de 500 títulos em áudio e vídeo. Inclui audiobooks, discursos e conferências.
  • Librivox, um dos melhores sites com audiobooks de dominio público.
  • Lit2Go, coleção de autores clássicos e literatura infantil digitalizados pela Florida’s Educational Technology Clearinghouse.
  • Literal Systems, lista de audiobooks para download.
  • Spoken Alexandria Project, livraria sob licença Creative Commons com obras clássicas e atuais.
  • Classics Podcast, contém links para podcasts de leituras em latim e textos em grego antigo.

E você, conhece mais algum site para baixar livros de graça? Comente!

Boa leitura!

 


"Os livros podem liberar os pensamentos, as idéias, a alma!"
Maria Tereza Gomes Basile



            

20 obras do poeta Carlos Drummond de Andrade
2015/03/01 23:08:19

Confira 20 obras do poeta Carlos Drummond de Andrade selecionadas pela Universia Brasil.

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro. Ele trabalhou durante um bom tempo como funcionário público, apesar de ser formado em farmácia.

Diversas obras de Drummond foram traduzidas para outras línguas, como o francês, inglês, espanhol, sueco, tcheco, entre outras. O poeta morreu no dia 17 de agosto de 1987 na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Confira a seguir alguns poemas que marcaram a carreira de Carlos Drummond de Andrade:

Boa leitura!
 


"Os livros podem liberar os pensamentos, as idéias, a alma!"
Maria Tereza Gomes Basile



            

Mais de 3.200 livros grátis sobre Educação para você baixar
2015/03/01 23:04:57

Em tempos de compartilhamentos de arquivos, os livros também estão disponíveis gratuitamente na Internet. Vários sites disponibilizam obras paradownload grátis incentivando o conhecimento livre.

O site Domínio Público é uma iniciativa do governo federal e reúne mais de 186 milobras gratuitas, que são encontradas facilmente nas ferramentas de busca. É possível encontrar clássicos nacionais e internacionais (traduzidos para o português) como as obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Shakespeare, Paulo Freire, Vygotsky, Pestalozzi, Piaget entre outros autores da literatura nacional e mundial.

Porém hoje vamos falar do mais de 3.200 livros grátis sobre educação que estão disponíveis no portal. É um grande acervo de livros ofertados gratuitamente, basta escolher uma opção e fazer o download.

Clique aqui para acessar a lista de livros.


 
Título
Autor
Fonte
Formato
Tam. Arquivo
Acessos
1 . 0 projeto de atualização de professores em conteúdos específicos: apresentação Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 327.21 KB 49,511
2 . 0 tempo passa e a história fica Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 2.35 MB 40,034
3 . 1º Congresso cooperativista do Rio Grande do Sul Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.14 MB 9,851
4 . 1º Relatório de Gestão do Plano Presidente Amigo da Criança Fundação Abrinq [fa] Fundação Abrinq .pdf 858.49 KB 9,611
5 . 1º Seminário de supervisão pedagógica - relatório Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.44 MB 16,245
6 . 1º Seminário de supervisão pedagógica - relatório Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.83 MB 16,663
7 . 1º Seminário internacional Fundação Abrinq [fa] Fundação Abrinq .pdf 2.49 MB 9,831
8 . 2 anos da TV Escola: seminário internacional - 1998 Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 645.16 KB 11,139
9 . 2º Encontro de alfabetizadores de deficientes auditivos - INES Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.58 MB 14,089
10 . 500 anos: um novo mundo na TV, volume 1 Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.18 MB 14,602
11 . 500 anos: um novo mundo na TV, volume 2 Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 861.01 KB 9,746
12 . A alimentação escolar no Brasil: política e instituição Marcos Coimbra [me] Ministério da Educação .pdf 384.97 KB 12,606
13 . A avaliação escolar como agente favorecedor da exclusão social Dalvanisa Luiz Silva de Oliveira [ea] Edição do Autor .pdf 1.04 MB 18,816
14 . A Bidirecionalidade do Processo de Ensino e Aprendizagem Secretaria de Educação Especial - SEESP [me] Ministério da Educação .pdf 566.28 KB 19,395
15 . Abordagens em educação matemática Camila Nicola Boeri [ea] Edição do Autor .pdf 346.52 KB 12,331
16 . Abrindo espaços: educação e cultura para a paz Marlova Jovchelovitch Noleto (Org.) [ue] Unesco .pdf 731.59 KB 9,629
17 . Ação cultural e educacional da biblioteca no âmbito da escola de 1º grau Antonia Terezinha Marcantonio [me] Ministério da Educação .pdf 203.71 KB 8,278
18 . Ação dialógica José Henrique Manhães [ea] Edição do Autor .pdf 247.11 KB 12,871
19 . A casa do povo Anônimo [me] Ministério da Educação .pdf 165.78 KB 13,602
20 . Acesso e eficiência na escola rural: avaliação da educação rural básica no Nordeste brasileiro - relatório técnico n° 2, 1982 Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 444.79 KB 7,253
21 . Acesso e permanência da população negra no ensino superior (Coleção educação para todos) Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.38 MB 6,440
22 . A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. UNESCO [ue] Unesco .pdf 217.96 KB 13,848
23 . Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. (Coleção educação para todos) Sales Augusto dos Santos (org.) [me] Ministério da Educação .pdf 11.19 MB 12,128
24 . A colheita da Fazenda Escola FUNDAMAR: uma experiência premiada de eduacação infantil no campo Fundação Abrinq [fa] Fundação Abrinq .pdf 1.39 MB 9,436
25 . A condição atual da universidade e a reforma universitária brasileira Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 418.64 KB 11,830
26 . A conquista da Amazônia - reflexos na segurança nacional Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 598.33 KB 12,435
27 . Aconselhamento em DST HIV e Aids Ministério da Saúde [ms] Ministério da Saúde .pdf 1.08 MB 9,158
28 . A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades / Superdotação - Atividades de estimulação de alunos Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 3.92 MB 11,062
29 . A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades / Superdotação - Encorajando potenciais Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.75 MB 8,190
30 . A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades / superdotação: o aluno e a família Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.30 MB 8,756
31 . A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades / Superdotação:orientação a professores Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.83 MB 9,212
32 . A construção do conceito de número e o pré-soroban Secretaria de Educação Especial - SEESP [me] Ministério da Educação .pdf 7.46 MB 14,539
33 . Acordos, contratos, convênios Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 2.24 MB 10,449
34 . A corporeidade na escola: Brincadeiras, jogos e desenhos Márcio Xavier Bonorino Figueiredo [ea] Edição do Autor .pdf 820.38 KB 23,108
35 . A criança de 6 e 7 anos na 1ª série Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 661.42 KB 50,404
36 . A criança e a mídia: imagem, educação, participação Cecilia Von Feilitzen (org.) [ue] Unesco .pdf 1.30 MB 31,132
37 .   Ulla Carlsson (Org.) [ue] Unesco .pdf 1.30 MB 31,132
38 . A cultura e a universidade Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 95.46 KB 18,107
39 . Adaptações Curriculares de Grande Porte Secretaria de Educação Especial - SEESP [me] Ministério da Educação .pdf 254.74 KB 13,075
40 . Adaptações Curriculares de Pequeno Porte Secretaria de Educação Especial - SEESP [me] Ministério da Educação .pdf 323.22 KB 12,535
41 . A dinâmica excludente do sistema elétrico paraense Marcos Vinicius Miranda da Silva [me] Ministério da Educação .pdf 2.75 MB 7,420
42 . Administração de materiais - Profuncionário Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 3.54 MB 7,046
43 . Administração (em nível superior) Pedro Guimarães Pinto [me] Ministério da Educação .pdf 1,019.34 KB 10,120
44 . Adornos e pintura corporal Karajá Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 956.71 KB 11,088
45 . A educação como bem público - perspectivas da regulação do ensino superior Loussia Penha Musse Felix [me] Ministério da Educação .pdf 451.20 KB 15,148
46 . A educação como garantia da liberdade do homem social na concepção de Jean-Jacques Rousseau Emerson Ricardo Esteves da Fonseca [ea] Edição do Autor .pdf 111.54 KB 13,250
47 . A educação e a crise brasileira Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1.78 MB 22,488
48 . A educação em debate Ministério da Educação [me] Ministério da Educação .pdf 1,013.25 KB 19,347
49 . A educação e o município: sua nova organização José Eustáquio Romão [me] Ministério da Educação .pdf 255.69 KB 12,007
50 . A educação e os educadores do futuro Eduardo Benzatti [ea] Edição do Autor .pdf 146.04 KB 25,680
 
 

Ao colocar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, o Portal Domínio Público também busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e usuários.

  

"Os livros podem liberar os pensamentos, as idéias, a alma!"
Maria Tereza Gomes Basile



            

100 livros clássicos para download
2015/03/01 23:02:44

Uma compilação com 100 obras, entre autores brasileiros e estrangeiros, escolhidas entre os 10 mil títulos disponíveis no portal Domínio Público. A lista, traz desde livros seminais, formadores da cultural ocidental, como “Arte Poética”, de Aristóteles, até o célebre “Ulisses”, de James Joyce, considerado um dos livros mais influentes do século 20, além de clássicos brasileiros e portugueses. Todo o acervo do portal DP é composto por obras em domínio público ou que tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelos detentores legais. No Brasil, os direitos autorais duram setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente à morte do autor.

A Divina Comédia — Dante Alighieri

Ulysses — James Joyce

A Metamorfose — Franz Kafka

Don Quixote. Vol. 1 — Miguel de Cervantes Saavedra

Don Quixote. Vol. 2 — Miguel de Cervantes Saavedra

Cândido — Voltaire

Uma Estação no Inferno — Arthur Rimbaud

Iluminuras —Arthur Rimbaud

A Esfinge sem Segredo — Oscar Wilde

Viagens de Gulliver — Jonathan Swift

Poemas — Safo

O Elixir da Longa Vida — Honoré de Balzac

Arte Poética — Aristóteles

Via—Láctea — Olavo Bilac

As Viagens — Olavo Bilac

Contos para Velhos — Olavo Bilac

A Mensageira das Violetas — Florbela Espanca

Poemas Selecionados — Florbela Espanca

Livro de Mágoas — Florbela Espanca

Charneca em Flor — Florbela Espanca

Livro de Sóror Saudade — Florbela Espanca

O Livro D’ele — Florbela Espanca

O Guardador de Rebanhos — Fernando Pessoa

Poemas de Fernando Pessoa — Fernando Pessoa

Poemas de Álvaro de Campos — Fernando Pessoa

Poemas de Ricardo Reis — Fernando Pessoa

Primeiro Fausto — Fernando Pessoa

O Eu Profundo e os Outros Eus. — Fernando Pessoa

O Pastor Amoroso — Fernando Pessoa

A Cidade e as Serras — Eça de Queirós

Os Maias — Eça de Queirós

Contos —Eça de Queirós

A Ilustre Casa de Ramires — Eça de Queirós

A Relíquia — Eça de Queirós

O Crime do Padre Amaro — Eça de Queirós

Cartas D’Amor — O Efêmero Feminino — Eça de Queirós

Vozes d’África — Castro Alves

Os Escravos —  Castro Alves

O Navio Negreiro — Castro Alves

Espumas Flutuantes — Castro Alves

Eu e Outras Poesias — Augusto dos Anjos

Eterna Mágoa — Augusto dos Anjos

Os Sertões — Euclides da Cunha

Canção do Exílio — Antônio Gonçalves Dias

Dom Casmurro — Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis

Esaú e Jacó — Machado de Assis

Quincas Borba — Machado de Assis

Contos Fluminenses — Machado de Assis

O Alienista — Machado de Assis

As Academias de Sião — Machado de Assis

Memorial de Aires — Machado de Assis

Romeu e Julieta — William Shakespeare

A Comédia dos Erros — William Shakespeare

A Megera Domada — William Shakespeare

Macbeth — William Shakespeare

Hamlet — William Shakespeare

Otelo, O Mouro de Veneza — William Shakespeare

O Mercador de Veneza — William Shakespeare

Antônio e Cleópatra — William Shakespeare

Ricardo III — William Shakespeare

Os Lusíadas — Luís Vaz de Camões

Redondilhas — Luís Vaz de Camões

Canções e Elegias — Luís Vaz de Camões

A Carta — Pero Vaz de Caminha

Fausto — Johann Wolfgang von Goethe

Lira dos Vinte Anos — Álvares de Azevedo

Noite na Taverna — Álvares de Azevedo

Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos — Álvares de Azevedo

Obras Seletas — Rui Barbosa

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias — Júlio Verne

Odisseia — Homero

Iliada — Homero

História da Literatura Brasileira — José Veríssimo Dias de Matos

Utopia — Thomas Morus

A Carne — Júlio Ribeiro

Édipo—Rei — Sófocles

A Alma Encantadora das Ruas — João do Rio

Memórias de um Sargento de Milícias — Manuel Antônio de Almeida

A Dama das Camélias — Alexandre Dumas Filho

Sonetos e Outros Poemas — Bocage

A Dança dos Ossos — Bernardo Guimarães

A Escrava Isaura — Bernardo Guimarães

A Orgia dos Duendes — Bernardo Guimarães

Seleção de Obras Poéticas — Gregório de Matos

Contos de Lima Barreto — Lima Barreto

O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos — Lima Barreto

Triste Fim de Policarpo Quaresma — Lima Barreto

Diário Íntimo — Lima Barreto

O Livro de Cesário Verde — José Joaquim Cesário Verde

Brás, Bexiga e Barra Funda — Alcântara Machado

Schopenhauer — Thomas Mann

A Capital Federal — Artur Azevedo

Antigonas — Sofócles

A Poesia Interminável —  Cruz e Sousa

Antologia — Antero de Quental

A Conquista — Coelho Neto

As Primaveras — Casimiro de Abreu

Carolina — Casimiro de Abreu

A Desobediência Civil — Henry David Thoreau

A Princesa de Babilônia — Voltaire

Fonte: Revista Bula


"Os livros podem liberar os pensamentos, as idéias, a alma!"
Maria Tereza Gomes Basile



            

45 clássicos da literatura mundial para baixar grátis
2015/03/01 22:54:57

Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 22 países, reuniu uma nova lista com 45 clássicos da literatura mundial para você baixar grátis. Entre os livros encontram-se obras de Machado de AssisFernando Pessoa, Dante Alighieri e Julio Verne, entre outros.

Faça o download grátis dos 45 clássicos da literatura mundial

1. » A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio

2. » A Cartomante, Machado de Assis

3. » A Carta, de Pero Vaz Caminha

4. » A Causa Secreta, Machado de Assis

5. » A Carteira, de Machado de Assis

6. » A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós

7. » A Divina Comédia, de Dante Alighieri

8. » A Esfinge sem Segredo, de Oscar Wilde

9. » A Igreja do Diabo, de Machado de Assis

10. » A Mão e a Luva, de Machado de Assis

11. » A Metamorfose, de Franz Kafka

12. » A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo

13. » A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne

14. » Arte Poética, de Aristóteles

15. » Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

16. » Cancioneiro, de Fernando Pessoa

17. » Do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa

18. » Dom Casmurro, de Machado de Assis

19. » Don Quixote – Vol. 1, de Miguel de Cervantes

20. » Édipo-Rei, de Sófocles

21. » Este Mundo da Injustiça Globalizada, de José Saramago

22. » Iracema, de José de Alencar

23. » Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

24. » Mensagem, de Fernando Pessoa

25. » O Alienista, de Machado de Assis

26. » O Banqueiro Anarquista, de Fernando Pessoa

27. » O Cortiço, de Aluísio Azevedo

28. » O Espelho, de Machado de Assis

29. » O Eu Profundo e os Outros Eus, de Fernando Pessoa

30. » O Guarani, de José de Alencar

31. » O Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa

32. » O Mercador de Veneza, de William Shakespeare

33. » O Pastor Amoroso, de Fernando Pessoa

34. » Os Sertões, de Euclides da Cunha

35. » Pai Contra Mãe, de Machado de Assis

36. » Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa

37. » Poemas de Fernando Pessoa, de Fernando Pessoa

38. » Poemas Traduzidos, de Fernando Pessoa

39. » Poesias Inéditas, de Fernando Pessoa

40. » Senhora, de José de Alencar

41. » Utopia, de Thomas Morus

42. » Fausto, de Goethe

43. » Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida

44. » Os Maias, de Eça de Queirós

45.» Poemas Inconjuntos, de Fernando Pessoa

Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Universia Brasil


21 livros de Fernando Pessoa para você baixar grátis
2015/03/01 22:51:32

O portal Domínio Público, através da biblioteca digital do Ministério da Educação, disponibilizou para download 21 obras do escritor português Fernando Pessoa.

São poemas, prosas e ensaios em pdf  para download, escritos pelas múltiplas personalidades e heterônimos do poeta.

Fernando Pessoa também foi empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário. Por ter crescido na África do Sul também escrevia perfeitamente na língua inglesa.

Dentre as obras que o leitor pode usufruir estão ‘Poemas de Álvaros de Campos”, “Cancioneiro”, “Poemas de Ricardo Reis” entre outros clássicos.
 


"Os livros podem liberar os pensamentos, as idéias, a alma!"
Maria Tereza Gomes Basile



            



Blog da Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
2015/03/01 22:49:22
Aqui no blog da Basile Estudo Orientado você vai encontrar notícias sobre educação, dicas de estudo, como obter melhoras em seu processo de aprendizagem, pesquisas em educação, dicas para professores, dicas para pais e para alunos e muito mais. 
Confira!
Trabalhos oferecidos pela Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares: 
Aulas particulares, reforço escolar, tutoria, redação para o vestibular, vestibulinho, vestibular, orientação de estudos, acompanhamento escolar, estudo orientado, orientação vocacional, psicopedagogia, desenvolver métodos e rotinas de estudo, melhoria no processo de aprendizagem, trabalhos com TDAH, dislexia e déficit de atenção, lacunas de conteúdo, ensinar a estudar, trabalhamos com motivação - organização - formação de  método e rotina de estudo para estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Curso de redação e literatura para o vestibular. Aulas particulares de todas as matérias: matemática, física, química, ciências, português, história, geografia, filosofia, sociologia, redação, literatura, gramática, interpretação de texto, alfabetização, idiomas: inglês, francês, espanhol e italiano. Aulas particulares também para cursos superiores:  Contabilidade, Matemática Financeira, Cálculo, Física, Estatística, Resistência dos Materiais, Mecânica Geral, Programação, VB, VB6, Geometria Analítica, Cálculo Numérico, Álgebra Linear


"Os livros podem liberar os pensamentos, as idéias, a alma!"
Maria Tereza Gomes Basile



            




 

13 Total de ítens



TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS