BLOG
RSS
A INFLUÊNCIA DA “Tutoria em Química para o Ensino Médio” NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
2015/02/28 20:04:22
UFV / IV SEU / FEVEREIRO-2007/ Química / 92
 
_________________________________________________________________________ 
 
A INFLUÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA MELHORIA DA 
 
APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
 
LIBERTO, Natália Aparecida (Bolsista); RUBINGER, Mayura Marques Magalhães 
 
(Orientador); BERNARDINELLI, Sílvia (Estudante); FARGNOLI, Amélia Giovana 
 
(Estudante); RODRIGUES, Guilherme Dias (Estudante); SOUZA, Elcinéia Mendes 
 
(Estudante); REIS, Flávia Valério Esteves dos (Estudante) 
 
O projeto de extensão “Tutoria em Química para o Ensino Médio” visa melhorar a 
 
aprendizagem de estudantes de escolas públicas, minimizando as deficiências em sua 
 
formação básica. Neste ano de 2006, estamos na fase de consolidação do projeto, onde 
 
estão sendo atendidos 84 alunos (tutorandos) da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves 
 
Torres (ESEDRAT), em quatro turmas de sete alunos de cada série. As sessões semanais de 
 
tutoria consistem em uma hora de resolução de exercícios e uma hora de atividades 
 
variadas de estudo, tais como: jogos, experimentos entre outras. As notas dos tutorandos 
 
estão sendo acompanhadas durante todo o ano e as atividades da tutoria são coordenadas 
 
por estudantes voluntários (tutores) do curso de Licenciatura em Química, selecionados por 
 
provas escrita e de didática. A comparação das notas bimestrais mostrou que, 
 
provavelmente devido à participação no projeto, as notas médias dos tutorandos 
 
melhoraram no decorrer do semestre e foram superiores às notas dos demais alunos da 
 
escola, fenômeno observado também em 2005. As notas percentuais dos tutorandos nos 
 
dois primeiros bimestres, respectivamente foram: 65 e 75 (primeira série), 64 e 78 (segunda 
 
série) e 69 e 74 (terceira série), enquanto a média geral na escola foi apenas: 49 e 59 
 
(primeira série), 44 e 55 (segunda série), 65 e 66 (terceira série). Observou-se, ainda, que as 
 
médias bimestrais dos tutorandos da segunda e da terceira série que participam da “Tutoria 
 
em Química para o Ensino Médio” desde o ano de 2005 foram maiores comparadas com as 
 
médias bimestrais dos alunos ingressos no projeto em 2006. Assim, confirma-se o 
 
pressuposto de que a participação dos estudantes no projeto já desde a primeira série é a 
 
situação ideal. Esses resultados demonstram que a tutoria está alcançando seus objetivos, 
 
visto o destaque dos tutorandos em relação aos demais colegas. (PEC/UFV)


           











1 Total de ítens



TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS