BLOG
RSS
Obras em formato digital dos livros da Fuvest. Textos e vídeos sobre as obras na BBM- Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
2017/11/23 18:14:41

Textos introdutórios sobre as obras selecionadas para a FUVEST e vídeo- aulas ministradas por grandes especialistas.

No vídeo "A Cidade e as Serras" leia e assista a professora de português e literatura da Basile Estudo Orientdo - Aulas Particulares: Estefânia de Francis Lopes. É de autoria de Estefânia também o texto sobre a obra Mayombe, do escritor angolano Pepetela.

BBM no vestibular está alicerçado na convicção de que a Universidade de São Paulo deve estreitar seus laços com a sociedade, permitindo que as barreiras existentes entre o grande público e o universo científico e acadêmico seja suprimido. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM/USP preservou um acervo único sobre a história e a literatura brasileira que deve estar efetivamente disponível para a sociedade. A possibilidade de disponibilizar parte do acervo, das obras em domínio público, por meio digital, é uma oportunidade única de atingir um público muito além do espaço físico da universidade. Assim, o projeto BBM no vestibular disponibiliza aos vestibulandos textos introdutórios sobre as obras selecionadas para a FUVEST, assim como vídeos-aulas ministradas por grandes especialistas, tornando-se assim, instrumento para fomentar o interesse de novos leitores.

Autores

Aluísio Azevedo

Carlos Drummond de Andrade

Eça de Queirós

Graciliano Ramos

Helena Morley

João Guimarães Rosa

José de Alencar

Machado de Assis

Pepetela

 

Leia e assista no link da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

https://www.bbm.usp.br/livros-vestibular

Imperdível para quem está prestando o vestibular da FUVEST!

ENEM 2017
2017/10/12 13:16:56


ENEM 2017
- As provas serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro.

Agora, ao invés de ser aplicado em um único final de semana, o Exame acontecerá em dois domingos seguidos

- 05 e 12 de novembro.

O Inep e o MEC também alteraram as ordens de aplicação das áreas de conhecimento. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017. No segundo, por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 05h30min. Já no segundo, os candidatos terão 04h30min para responder todas as perguntas. Será mantida a mesma quantidade de questões (45) em cada área de conhecimento.

Além da mudança nos dias de aplicação das provas, extinguindo o sábado, outras novas regras do Enem 2017 já foram confirmadas. Entre elas, podemos destacar o fim da certificação do ensino médio e da modalidade de treineiros, além da personalização dos cadernos de questões com a impressão dos nomes dos candidatos e descontinuidade da divulgação das notas por escolas.

O fim das provas do sábado visa beneficiar os sabatistas, que só podiam começar o Exame após o sol se pôr, além daqueles que se queixavam de cansaço na aplicação em um só final de semana.

A certificação do ensino médio ou fundamental, será realizada pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos). A avaliação das escolas será realizada exclusivamente pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Educação na Grécia Antiga
2017/08/27 18:31:49

EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

 O ensino realizado na Grécia Antiga, se dava por meio de diálogos,
repletos de reflexões e apresentação de questões tanto pelos mestres
quanto pelos discípulos.





Na educação clássica grega podemos reconhecer esboços de modelos teóricos, cognitivos, éticos e estéticos que dão origem a toda cultura oriental.

Suas contribuições vão se desenrolando durante quatro períodos: Homérico - Clássico - Helenístico - Romano.

Período Homérico

HOMERO: autor de ILÍADAS e ODISSÉIA, é o principal pensador da época.

• Religião baseada na rivalidade entre os deuses e os heróis humanos.

• Deuses com características humanas (bons ou maus, justos ou injustos, nobres ou covardes).

• Os deuses são imortais e os homens também podem ser se tiverem comportamento de herói. Educação baseada na religião.

 “O herói prefere a morte heroica e coroada de glória a uma existência longa e sem brilho”.

O processo de formação dos jovens gregos se dava por meio da disputa e da concorrência. Acreditava-se que este era o caminho para o desenvolvimento do homem.

Este tipo de formação era conveniente para o estado, pois nos combate era o herói que glorificava e dava relevância ao seu Estado. Pode-se reconhecer a educação homérica em todas as manifestações da cultura grega. Por exemplo, os jogos olímpicos.

Período Clássico.

Por volta dos séculos 5–4a.C., a cultura grega entra no período clássico do seu desenvolvimento. Surgem as cidades-estados, chamadas polis. Principais polis gregas: Esparta e Atenas.

ESPARTA, Cidade militar e aristocrática. Mantém-se uma cidade de semiletrados. Em Esparta, o ideal homérico de formação se mantém (versão bélica). A educação deveria formar cidadãos compatíveis como projeto político do Estado. Jovens e crianças eram propriedades do Estado e deveriam ser moldados conforme seus interesses.

O principal objetivo da educação de esparta era transformar os jovens em bons soldados. As mulheres de esparta recebiam educação semelhante à dos homens, participando dos torneios e atividades esportivas. O objetivo era dotá-las de um corpo forte para gerar filhos sadios e vigorosos.

A partir dos 7 anos, os pais não mais comandavam a educação dos filhos. As crianças seriam entregues à orientação do Estado, que tinha professores especializados para esse fim. Na adolescência, os jovens eram encarregados dos serviços de segurança na cidade. Qualquer cidadão adulto podia vigiá-los e puni-los. Com 20anos, o jovem espartano entrava no exército. Somente aos 30 anos de idade adquiria plenos direitos políticos.

Observa-se que a educação visa somente a moldar o indivíduo conforme as necessidades do estado. O homem é “produzido” pelo e para o Estado. A formação descarta o desenvolvimento subjetivo e pessoal do indivíduo. Por volta de 550a.C. Esparta elimina de vez as artes e os esportes atléticos e se torna puramente militar.

ATENAS - Educação mais voltada ao aperfeiçoamento pessoal e subjetivo. Em Atenas a propriedade das crianças pertence à família, em especial ao pai. A educação visa à três aspectos: ginástica, música e escrita.

Ginástica - necessidades militares - ideal humanista de harmonia entre o corpo e a mente. Música, poesia, canto e dança - Formar o senso de temperança e moderação nos jovens.

PENSAR PELA PRÓPIA CABEÇA: DEMOCRACIA

Escrita - Principal meio de aquisição de conhecimentos e interação com estes. Criação do alfabeto.

·      PAIDÉIA (em grego antigo: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado.

Paidéia Grega - se caracteriza por uma educação mais humanista. O homem sendo o centro da medida. O Individualismo.

Inicia-se o século de ouro da cultura grega: o classicismo. As principais ideias do humanismo ateniense se expressam em termos de igualdade, liberdade e individualidade. Momento de excelência da democracia.

Com o passar do tempo foi se exigindo uma melhor formação intelectual do indivíduo, delineando-se três níveis de educação: elementar, secundária e superior. •. Por volta dos13 anos completava-se a educação elementar. •. Aqueles que tinham maiores condições de continuar os seus estudos entravam para a educação secundária. •Dos16 aos18anos, a educação superior só se dá com os sofistas.

Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Pitágoras foi um dos mais importantes sofistas.

·      ORATÓRIA.

O novo ideal de educação é a formação do bom orador, ou seja, aquele que saiba falar em público e persuadir os outros na política. Os sofistas eram mestres que, mediante retribuições vultosas em dinheiro, era responsável em preparar juventude para a oratória. Os sofistas contribuíram bastante para a sistematização e profissionalização da educação.

 

SÓCRATES. Os sofistas foram bastante criticados por Sócrates e seus seguidores por cobrarem e se julgarem sábios e possuidores da sabedoria. Para Sócrates o verdadeiro sábio é aquele que reconhece sua própria ignorância. Para combater os sofistas, Sócrates desenvolve a maiêutica.

MAIÊUTICA. Método socrático que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.

Método de instrução da alma humana, pelo qual esta ascende e se torna apta a ingressar no caminho das virtudes. Por meio de perguntas e respostas, Sócrates ajudava os jovens a descobrirem, por si mesmos, as verdadeiras virtudes, que habitavam sua alma.

 “Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates inquiria-se sobre a natureza humana procurando a essência comum a todos os homens. Assim, levou o indivíduo a procurar em si a sua essência humana que é comum entre os homens. Sócrates se tornou o pai da filosofia moral.

A Maiêutica de Sócrates (ou método dialético) cria um novo paradigma na educação atribuindo a esta mais dinâmica e efetividade. Seu método era baseado na dinâmica entre o mestre e o discípulo.

PLATÃO

Platão, principal discípulo de Sócrates, utilizou-se do método dialético para criar uma base sistemática da educação para vigorar numa sociedade perfeita. O modelo educativo de Platão, apesar de utópico, tem sido uma das principais fontes de inspiração da literatura pedagógica.

Modelo pedagógico de Platão:

 Aspecto moral: formação pessoal do indivíduo; aspecto social: participação harmoniosa e não conflituosa do indivíduo na sociedade. Segundo Platão, esses aspectos devem convergir para que haja uma sociedade perfeita.

Inicialmente, Platão propõe uma educação igual para todos, incluindo as mulheres. Ginástica para o corpo; música para a alma: responsável pelos estudos intelectuais (poesia, literatura, matemática).

A proposta de Platão contempla três modalidades, de acordo com o desempenho de cada um: •governantes (matemática, literatura, música); •guardiões (formação militar baseada na coragem e disciplina); •trabalhadores (saberes técnicos).

SÓCRATES.

Apesar da perfeita elaboração conceitual, a Paidéia Platônica não encontra aplicação na prática. O modelo mais difundido e explorado nessa época foi a obra de Sócrates.

Sócrates trabalha no plano da vida cotidiana e eficácia prática. Ao contrário de Platão que propõe um imenso ciclo de estudos, tão complexo e difícil que elimina, de princípio, a maioria dos candidatos.

Sócrates é contemporâneo de Platão. Fundou em 393a.C. sua própria escola. Na escola Socrática o ensino girava em torno da retórica. Sócrates dirige sua mensagem a todos e aposta na formação moral o povo, com base em quatro virtudes: prudência, força, temperança e justiça.

Programa curricular basicamente centrado no ensino literário e oratório. Um discurso simples, claro e acessível a todos. O processo educativo deve contemplar três aspectos fundamentais: talento, prática e estudo.

Talento: O talento diz respeito à predisposição natural do sujeito de aprender. Conteúdo: O conteúdo programático propõe a formação do corpo através da ginástica e a formação da alma por meio da música, poesia, gramática, retórica, matemática e filosofia.

Um grande avanço no sistema de Sócrates foi a inclusão da história. O estudo de acontecimentos passados fornece a base dos acontecimentos que estão por vir. O modelo Socrático serviu como fonte de inspiração para os pensadores do renascimento.

Período Clássico. ARISTÓTELES.

 Assim como seu mestre Platão, Aristóteles também considera o processo da formação humana em dois aspectos: Individual: segundo sua forma humana e seus dons naturais. Defende a posição de uma desigualdade natural entre os homens. Social: formação para o cidadão, já que este é parte da sociedade.

A principal diferença é que o modelo de Aristóteles apresenta um caráter mais realista.

 

EDUCAÇÃO NA GRECIA ANTIGA Bibliografia. MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

Trabalhos oferecidos pela Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
2017/07/27 16:34:01

Aulas Particulares para reforço escolar, preparação para os testes de seleção nas principais escolas de São Paulo, vestibulinhos, vestibulares, redação, aulas de aprofundamento e preenchimento de lacunas de conteúdo para todas as matérias do ensino fundamental até o superior inclusive!

 

Estudo Orientado para ensinar o aluno a estudar, desenvolver métodos de estudo e adquirir rotinas pedagógicas. O Estudo Orientado é um programa de gerenciamento completo da vida escolar, englobando a formação e aquisição de métodos de estudo, rotinas e organização do material, do tempo e de como estudar cada matéria! 

Meta: o aluno aprender a estudar, a se organizar e adquirir rotinas de estudo.


Vestibulinho para o Colégio Santa Cruz, Móbile, Bandeirantes e principais escolas de São Paulo. Material próprio.  Know-how tradicional e consagrado. Excelente índice de aprovação.

Leia nesse link depoimentos de pais e alunos da Basile Estudo Orientado.


Atendimento personalizado e sob medida para as necessidades de cada um de nossos alunos! 


Excelentes professores.

Agende uma entrevista e venha montar seu plano de estudos na Basile.


Direção pedagógica: Maria Tereza Gomes Basile

Psicopedagoga


               Resultado de imagem para icone google mais         

basileaulasparticulares.blogspot.com.br


 

Video anti bullying infantil
2017/06/22 19:15:56


https://youtu.be/PGxmschhkNg


http://www.contioutra.com/o-video-anti-bullying-infantil-que-esta-conquistando-o-mundo/

O vídeo anti-bullying infantil que está conquistando o mundo

“Daisy Chain” nasceu como uma história de embalar e em três anos tornou-se um dos livros interativos de maior sucesso na Austrália. E também um curta metragem com a narração da atriz Kate Winslet.

O australiano Galvin Scott Davis começou a notar algo diferente no seu filho, Benjamin. Sempre que chegava da escola, o menino ficava mais calado e não tinha a mesma motivação que antes. “Ele estava mais reservado e descobri que tinha sofrido bullying na escola. Não foi um caso muito grave, mas foi suficiente para que perdesse a confiança”,contou ao jornal The Guardian.

Para reconfortar o filho, Davis decidiu contar-lhe uma história de embalar de alguns dos livros infantis da vasta coleção que tem em casa, mas não encontrou nenhuma história apropriada para aquele momento. Então, decidiu inventar uma. Assim nasceu a ideia para “Daisy Chain”, um conto sobre uma menina chamada Bree Buttercup, que é perseguida por outras crianças quando tiram uma fotografia dela e a colocam em todas as árvores do parque. É o próprio Benjamin quem ajuda Bree a combatê-los usando uma corrente de margaridas, a sua flor favorita.

Num período de 3 anos, a história deixou o quarto de Benjamin para tornar-se um dos livros interativos com o maior número de downloadsna Austrália. Depois, foi feita um curta metragem com a narração da atriz Kate Winslet, que está a ser utilizado por grupos anti-bullying na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido para a consciencialização das crianças nas escolas.

Link do vídeo:
https://youtu.be/PGxmschhkNg

Fonte:Conti outra

“Daisy Chain é um veículo para os pais abordarem o assunto do bullying com os seus filhos, independente da suspeita que as suas crianças possam ser as vítimas ou perpetradores”, disse à publicação Oscar Yildiz da organização  Australia Foundation.

O autor explicou ao The Guardian que a sua maior inspiração foi a internet. “Não sou um especialista em bullying. Sou apenas um escritor, mas parece-me que [a questão] está muito pior agora por causa das redes sociais e dos telemóveis. Os aparelhos podem ser brilhantes mas é tão fácil para alguém clicar num botão e de repente milhões de pessoas vejam uma imagem, e o impacto nas crianças é devastador”, assegura.

A primeira versão da história centrava-se mais em Benjamin e foi batizada de “Dandelion”. Como Davis trabalha numa agência digital, o processo de transformar a sua ideia numa narrativa na forma de uma aplicação pareceu-lhe natural. O resultado impressionou a própria equipa de criação: a app foi selecionada como uma das melhores de 2012 pela própria Apple, ocupou o topo da lista das aplicações com mais downloads em 2012 na categoria Livro Interativo e foi traduzida para japonês, mandarim, espanhol, alemão e francês.

O sucesso motivou Davis a adaptar o conto para o formato de vídeo. “Quando recebemos a proposta de Galvin [Davis], o que nos chamou a atenção foi a forma da história, o enredo e a maneira como a tecnologia foi utilizada não apenas para entreter como também para informar e incentivar o pensamento crítico numa audiência tão jovem”, defende Tim Phillips, gerente de plataformas da Screen Australia, que financiou o vídeo.

E como é que Kate Winslet entrou no projeto? Davis explica à publicação que conheceu a atriz durante a rodagem de um filme na época em que estava a tentar a vida no cinema. Ela lhe terá dito para “nunca desistir” dos seus sonhos – frase que nunca lhe saiu da cabeça.

“Entrei em contacto com o seu agente, mas não achei por um minuto que aceitaria. No entanto, ela respondeu e disse que gravaria [a narração do vídeo] – e que ela fez em apenas dois takes“, conta o autor.
 






Carreira de estatística explode nos EUA e tende a "bombar" no Brasil também!
2017/05/24 19:38:06

Se você é "vidrado" ou tem muita habilidade com números, leia essa matéria.
A carreira de estatística pode ser interessante para você.
Caso contrário, não há problema algum!
Essa provavelmente não é uma carreira adequada para seu perfil, mas há inúmeras outras!
O importante é que seja feita uma adequação ideal para você, suas habilidades, valores e seu projeto de vida!
Se estiver muito perdido em relação a que carreira seguir, venha fazer Orientação Profissional na Basile com a psicóloga Bruna Ronchi especialista em Orientação Profissional pela USP.
Agende uma entrevista pelo fone: 30222263 ou 3022-2264


Fonte: Revista Exame
http://www.exame.abril.com.br/carreira/melhor-profissao-do-ano-nos-eua-deve-explodir-no-brasil-entenda/


Melhor profissão do ano nos EUA deve explodir no Brasil. Entenda

No mercado americano, a carreira de estatístico registra altos níveis de satisfação em quesitos como renda e perspectivas de ascensão. Veja como é no Brasil

FAZER UMA BOA REDAÇÃO ENVOLVE MÚLTIPLOS ASPECTOS
2017/04/29 15:05:21

FAZER UMA BOA REDAÇÃO ENVOLVE MÚLTIPLOS ASPECTOS  

Para uma boa elaboração textual, preste atenção em todos esses elementos:

- Fique atento ao tema proposto e ao estilo de redação proposto que pode ser:

Não fuja do tema e procure tratá-lo de forma abrangente e impessoal.

- Usar a norma culta.

Não usar gírias e abreviações.

- Exponha suas ideias de forma organizada e bem estruturada! Se tiver dificuldade, peça ajuda até incorporar o processo e ficar apto a fazer isso sozinho!

- Para escrever bem é necessário ler, estar por dentro dos assuntos da atualidade, ter informações sobre o mundo, conhecer um pouco de arte, ir ao cinema, visitar exposições, a fim de possuir conteúdo e argumentos para colocar e debater.

- Também é necessário praticar muito!

Escrever à mão e ter alguém para analisar a estrutura linguística e corrigir seus erros gramaticais, ortográficos e de concordância é muito útil e eficaz para que você progrida e escreva cada vez melhor!

Maria Tereza Gomes Basile psicopedagoga

Diretora da Basile Estudo Orientado – Aulas Particulares

Estilos de redação

 

Dissertação
Na dissertação, o assunto deve ser debatido e discutido criticamente tendo como base opiniões fundamentadas. Pela regra, o texto dissertativo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, formato que permite ao estudante expor o tema, defender seu ponto de vista através de argumentos e elaborar um desfecho persuasivo do assunto. Nessa modalidade, verbos e pronomes em primeira pessoa, bem como períodos longos, são substituídos por termos impessoais e objetivos, mais comuns na terceira pessoa do singular, e frases curtas. Gírias, termos coloquiais e gerúndio também devem ser evitados. 

 

Narração
No texto narrativo, a problemática deve ser apresentada em formato de história, com detalhamento dos personagens envolvidos e do tempo e espaço onde é deflagrado o episódio. Basicamente estruturado por verbos de ação e advérbios de tempo e lugar, esse estilo também conta com introdução, desenvolvimento e conclusão, acrescido de conflito e clímax. Geralmente, são utilizados verbos e pronomes em primeira e terceira pessoa. Além disso, nesse gênero, o estudante tem mais liberdade para usar a imaginação e abusar da função emotiva e poética.   

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1493487180909

Descrição
De forma geral, descrição consiste na ação ou efeito de enumerar as partes essenciais de um ser. Isso significa que o texto descritivo deve ser constituído por um relato minucioso, representado pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) e fidedigno à imagem real do animal, pessoa, ideia ou objeto tratado. Normalmente, ele é dividido em objetivo, quando a descrição é precisa, e subjetivo, quando permite mais de uma interpretação do leitor. Verbos de ligação, como ser e estar, são muito utilizados nesta modalidade, assim como adjetivos. 

 

Carta 
Normalmente apresentada de forma descontraída, no caso de contatos pessoais, ou com formalidade, em circunstâncias de reivindicações, por exemplo, a carta argumentativa é a modalidade mais cobrada nos vestibulares. Estruturada em cabeçalho (local e data), saudação (vocativo inicial), corpo do texto e assinatura, a redação em carta deve apresentar o ponto de vista do autor em seu início, meio e fim. Como é endereçada a alguém, a carta também conta com uma linguagem específica. Palavras em primeira pessoa, vocativos e verbos no imperativo são utilizados com frequência nesta modalidade. 

 

Estilo Jornalístico
Nos casos de textos escritos em linguagem jornalística, a objetividade, clareza e impessoalidade predominam. Os principais dados, como o que, quem, quando, onde, como e por que, devem ser informados já no primeiro parágrafo, mais conhecido como lead. Em notícias e reportagens, prevalece o caráter informativo do texto, enquanto em editoriais e artigos, a opinião do autor é sustentada por argumentos. Voz ativa, frases curtas e palavras simples são usadas com frequência nesta modalidade. Por outro lado, artigos indefinidos e pronomes possessivos e demonstrativos devem ser evitados. 

 

Resenha

Uma resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. 

 

Comentário
Geralmente, as universidades cobram a produção de comentários em situações que envolvem ambientes virtuais, como um fórum de discussão, por exemplo. Nesse gênero textual, os estudantes possuem mais autonomia na escrita, contudo, o texto deve ter um propósito, fundamentado nos elementos fornecidos pelo material de apoio e em argumentos. A linguagem deve ser clara, sintética, coloquial e principalmente adaptada ao meio eletrônico, se este for o ambiente apresentado. Neste caso, o caráter dissertativo é substituído pela função opinativa.  

               Resultado de imagem para icone google mais         


Curso de Linguagem Arquitetônica - LA
2017/04/20 19:10:01
CURSO DE L.A. - LINGUAGEM ARQUITETÔNICA
NA BASILE ESTUDO ORIENTADO
PARA OS VESTIBULARES DE ARQUITETURA.
Professor Roberto Vicari

Duração do curso:
03 meses
com 01 aula/hora por semana, às quartas-feiras das 15h às 16h, totalizando 12 aulas!
Mais informações ligue 3022-2263 e 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
Mr. Gaga, um documentário sobre a paixão pela dança
2017/04/16 19:38:15
Forte
Sublime
Magistral
GAGA - Documentário sobre a vida e o trabalho do coreógrafo Israelense Ohad Naharin , diretor artístico da Companhia de dança Batsheva.
Sua não adaptação ao trabalho já definido e pré estabelecido em outras grandes cias de dança, seu talento e sua dança "inata e pulsante", o fazem seguir por sua própria trilha, que vai sendo magistralme e de maneira singular e belíssima construída.
A expressão e sua comunicação levadas a última instância!
Obra prima, não dá para perder! 

O movimento de Gaga decorre da crença de Naharin de que "o prazer físico da atividade física é parte de estar vivo" e a conexão entre esforço e prazer através do movimento. O documentário examina a vida de Naharin e seu trabalho coreográfico, explicando como seu trabalho moldou o mundo da dança.

https://youtu.be/1jdE3q1op8U
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-243385/trailer-19554106/
http://wantedcinema.eu/movies/mr-gaga/


<iframe width="756" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/1jdE3q1op8U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>










Por que celebra-se a Páscoa? Entenda os simbolismos e significados da data
2017/04/13 21:05:15

Feriado essencialmente cristão, a Páscoa celebra o renascimento do líder católico Jesus Cristo.

Ela é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas, terminando no Domingo de Ramos –uma semana antes do feriado. Durante esse período, segundo a tradição religiosa, a purificação deve ser alcançada por meio de penitência, como o jejum, que promoveria a libertação dos pecados.

PÁSCOA DOS JUDEUS

Para os judeus, a Páscoa se chama Pessach, ou Passover, significa a saída do Egito, conduzidos por Moisés. Dizem que o profeta ordenou que os hebreus, na noite do 14º dia do primeiro mês da primavera, matassem um carneiro, assassem o animal e o comessem com pão sem fermento. Ela é celebrada por 8 dias e comemora a libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do Mar Vermelho. É um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

O SIMBOLISMO DO COELHO

Além de ser símbolo da fertilidade, o coelho tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a Páscoa coincide com o início da primavera, quando toda a neve derrete e a vida ressurge, após o período de frio. Esse é o momento em que os coelhos, depois da hibernação de inverno, deixam suas tocas.

O SIGNIFICADO DO OVO

No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. O ovo passou a ter duplo significado: além de ser um presente era um símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus, que ressurgiu no dia de Páscoa. O chocolate foi introduzido na tradição na Inglaterra, quando a indústria do doce começou a se desenvolver. O costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses.

CADA ANO EM UMA DATA

Tanto a Páscoa judaica quanto a Páscoa cristã são festas móveis, porque dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã, por exemplo, acontece aqui no Brasil, no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril.

COMO CALCULAR A PÁSCOA?

Saber quando será a Páscoa é simples: divida o ano por 19. Ao resto da divisão, some 1. Com isso, você consegue o número que mostra a data da lua cheia pascal. Procure o número na tabela abaixo, válida de 1900 a 2199. A Páscoa cairá no domingo seguinte.

Exemplo: 2017 dividido por 19 dá 106 e resto 3 que, somando 1, obtém-se 4. O número 4 remete ao dia 11 de abril, o que faz com que a Páscoa caia no dia 16 de abril.

1 - 14 de abril
2 - 03 de abril
3 - 23 de março
4 - 11 de abril
5 - 31 de março
6 - 18 de abril
7 - 08 de abril
8 - 28 de março
9 - 16 de abril
10 - 05 de abril
11 - 25 de março
12 - 13 de abril
13 - 02 de abril
14 - 22 de março
15 - 10 de abril
16 - 30 de março
17 - 17 de abril
18 - 07 de abril
19 - 27 de março

SEMANA SANTA E OS RITUAIS DA IGREJA CATÓLICA

Domingo de Ramos - Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém para o festejo da Páscoa. Os ramos são levados à igreja para serem abençoados pelo padre. Seu ramo simboliza você, que é parte da videira, árvore que representa Jesus. Depois da cerimônia, os ramos são queimados para serem usados na Quarta-feira de Cinzas do próximo ano.

Quinta-Feira Santa - Neste dia acontece a cerimônia do lava-pés, lembrando a Última Ceia, quando Jesus lavou os pés dos apóstolos. Essa liturgia simboliza a humildade.

Sexta-Feira da Paixão - Único dia do ano em que não há missa, acontecendo apenas a Celebração da Palavra. É quando acontece a procissão que reproduz a via-sacra.

Sábado de Aleluia - Dia em que se acende o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo, que ilumina o mundo. Acontece também a Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa - Dia final da Semana Santa, o domingo celebra a ressurreição de Cristo. Além da tradicional missa, costuma acontecer uma encenação da ressurreição.

Fonte - Folha de São Paulo 
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2017/04/1874560-por-que-celebra-se-a-pascoa-entenda-os-simbolismos-e-significados-da-data.shtml

 

Capela degli Scrovegni em Padua- Italia
2017/04/11 18:34:08
Capela degli Scrovegni em Padua- Italia  obras de Giotto di Bondone.

Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
 



Capela Degli Scrovegni em Padua - Itália ricamente afrscada com obras de Giotto di Bondone
2017/04/11 18:30:29

 

Capela degli Scrovegni em Padua- Italia  
obras de
to d.Giotto di Bondone


Na ilustração ao lado, vê-se a disposição dos painéis no interior da Capela.
Numerados de 1 a 6 estão os painéis acerca da vida de Joaquim e Ana.
De 7 a 16, estão os painéis acerca da vida de Maria.
De 17 a 39, estão os painéis acerca da vida de Jesus.
De 40 a 53, os painéis acerca das Sete Virtudes e dos Sete Vícios.

Cenas da Vida de Joaquim e Ana


  • "Expulsão de Joaquim do templo""
    (painel 1), afresco 200x185 cm, 1304-6

  • "Joaquim entre os pastores"
    (painel 2), afresco 200x185 cm, 1304-6

  • "A anunciação para Santa Ana"
    (painel 3), 200x185 cm, 1304-6

  • "A oferta sacrificial de Joaquim"
    (painel 4), 200x185 cm, 1304-6

  • "O sonho de Joaquim"
    (painel 5), 200x185 cm, 1304-6

  • "O encontro no portão Dourado"
    (painel 6), 200x185 cm, 1304-6

Cenas da vida de Maria


  • "O nascimento da Virgem"
    (painel 7), 200x185 cm, 1304-6

  • "Anunciação - O anjo Grabriel enviado por Deus"
    150x195 cm, 1306

  • "A apresentação da Virgem no Templo"
    (painel 8), 200x185 cm, 1304-6

  • "Oração dos noivos"
    (painel 10), 200x185 cm, 1304-6

  • "O casamento da Virgem"
    (painel 11), 200x185 cm, 1304-6

  • "A procissão do casamento"
    (painel 12), 200x185 cm, 1304-6

  • "A Virgem recebendo a mensagem"
    (painel 15), 150x195 cm, 1306

  • "A visitação"
    (painel 16), 150x140 cm, 1306

Cenas da vida de Jesus


  • "Natividade - nascimento de Jesus"
    (painel 17), 200x185 cm, 1304-6

  • "Adoração dos Magos"
    (painel 18), 200x185 cm, 1304-6

  • "Apresentação no Templo"
    (painel 19), 200x185 cm, 1304-6

  • "Fuga para o Egito"
    (painel 20), 200x185 cm, 1304-6

  • "O massacre dos inocentes"
    (painel 21), 200x185 cm, 1304-6

  • "Cristo perante os Doutores"
    (painel 22), 200x185 cm, 1304-6

  • "O batismo de Cristo"
    (painel 23), 200x185 cm, 1304-6

  • "O casamento de Cana"
    (painel 24), 200x185 cm, 1304-6

  • "A ressurreição de Lázaro"
    (painel 25), 200x185 cm, 1304-6

  • "A entrada em Jerusalém"
    (painel 26), 200x185 cm, 1304-6

  • "A expulsão dos vendilhões do templo"
    (painel 27), 200x185 cm, 1304-6

  • "Judas recebendo pagamento por sua traição"
    (painel 28), 200x185 cm, 1304-6

  • "A última ceia"
    (painel 29), 200x185 cm, 1304-6

  • "A lavação dos pés"
    (painel 30), 200x185 cm, 1304-6

  • "O beijo de Judas"
    (painel 31), 200x185 cm, 1304-6

  • "Cristo perante Caifás"
    (painel 32), 200x185 cm, 1304-6

  • "A flagelação"
    (painel 33), 200x185 cm, 1304-6

  • "A caminho do calvário"
    (painel 34), 200x185 cm, 1304-6

  • "Crucificação"
    (painel 35), 200x185 cm, 1304-6

  • "Lamentação"
    (painel 36), 200x185 cm, 1304-6

  • "Ressurreição (Noli me tangere)"
    (painel 37), 200x185 cm, 1304-6

  • "Ascensão"
    (painel 38), 200x185 cm, 1304-6

















 











Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone
Resultado de imagem para cappella degli scrovegni giotto di bondone

"É preciso criar e usar diferentes estratégias para que os vários tipos de "aprendentes” possam desenvolver suas habilidades cognitivas." 1/04/2017 Maria Tereza Gomes Basile
2017/04/01 19:44:02

"É preciso criar e usar diferentes estratégias para que os vários tipos de "aprendentes” possam desenvolver suas habilidades cognitivas."

1/04/2017

Maria Tereza Gomes Basile(*Aprendente = termo utilizado na psicopedagogia para designar o indivíduo que aprende).

 

Uma dessas estratégias, e que apresenta excelentes e efetivos resultados é o uso dos jogos de matemática.

Mas porque eles são tão eficientes?

Estimulam uma conversa sobre a matemática

Enquanto as crianças brincam entre elas, a matemática, o jogo, a brincadeira vira tema de discussão e de conversa.  A chave é fornecer aos alunos uma estrutura que promova discussões produtivas e vocabulário acadêmico. Isso pode incluir quadros de frases, cartões de conversa de matemática ou perguntas guiadas que são específicas para o jogo.

Criar Tempo para Observação

 

Enquanto as crianças estão absorvidas na atividade é possível observá-las e avaliá-las em um ambiente informal. É possível assistir as ações e as decisões que tomam. É possível assim avaliá-las e fazer um registro dessa avaliação num ambiente lúdico, informal e sem pressão.

 

Fornecer uma maneira alternativa de rever ou mesmo de aprender conceitos

Fazer a mesma coisa repetidamente pode ficar chato, mas os jogos oferecem resultados variados e diferentes formas de praticar mesmas habilidades.  É mais informal e é percebido como uma atividade divertida, além de dar aos alunos outra chance de rever ou de exercitar habilidades matemáticas importantes.

Incentivar a Aprendizagem Cooperativa

Dependendo do tipo de jogo, os “aprendentes” podem trabalhar em grupos ou em pares. Trabalhar com colegas ajuda a melhorar as habilidades interpessoais (comunicar, ser um jogador de equipe, resolver problemas, etc.) O tempo gasto com as interações face a face fornece a prática necessária para desenvolver essas habilidades.

Possibilidade de praticar os diferentes estilos de aprendizagem

Cada indivíduo possui uma forma diferente de aprender. Isso vale para todos: crianças ou adultos.

Os usos dos jogos matemáticos são ótimos para:

·      Aprendizes Visuais  - quando há modelos e representações de imagens

·      Aprendizes cinestésicos - quando jogos incluem experiências práticas e movimento

·      Aprendizes auditivos - quando as crianças podem se comunicar abertamente e falar uns com os outros

 

·      Aprendizes de leitura / escrita - quando os alunos usam uma folha de registro para encontrar sua solução

Aumentar o engajamento e a motivação dos alunos

Adultos e crianças gostam de jogar. Então vamos usar essa atividade prazerosa que é o jogo para promover uma atitude positiva sobre matemática (o que se aplica perfeitamente para outras disciplinas). As crianças se alegram e trabalham prazerosamente usando a atividade lúdica - os jogos.

Desenvolver o Pensamento Estratégico

Os estudantes estão tomando decisões e elaborando estratégias quando jogam jogos de matemática. Eles podem não saber, mas eles estão pensando estratégia. ("Qual é a maneira mais rápida de resolver este problema para que eu possa avançar?").

Maria Tereza Gomes Basile – Psicopedagoga

1/04/2017

“Devemos refletir sobre o que queremos alcançar com o jogo, pois quando bem elaborados, eles podem ser vistos como uma estratégia de ensino que poderá atingir diferentes objetivos que variam desde o simples treinamento, até a construção de um determinado conhecimento.”

— 

LARA, 2003,P.21 (via isatrobia)




               Resultado de imagem para icone google mais         

Ruth Rocha - Liberdade e Transgressão
2017/03/18 18:53:22

Ruth Rocha lança caixa com quatro livros infantis, em coautoria com o artista Otávio Roth

Escritora publica dois textos inéditos na coleção 'Coisinhas à Toa Que Deixam a Gente Feliz'.
 

Ruth Rocha tem muito da personalidade de Emília, criada pelo autor que ela nunca deixou de ler, Monteiro Lobato. Considera-se, assim como a boneca de pano, uma transgressora e libertária.

Aos 86 anos, a autora de Marcelo, Marmelo, Martelo, que voltou a figurar em lista dos mais vendidos, lança uma caixa com quatro livros, em coautoria com o artista plástico Otávio Roth (1952-1993). Coisinhas à Toa Que Deixam a Gente Feliz terá sessão de autógrafos neste sábado, dia 18, a partir das 14 horas, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

 

Foto: Amanda Perobelli
Ruth Rocha

Escritora Ruth Rocha tem mais de 200 títulos em catálogo, e 30 milhões de livros vendidos 

               Resultado de imagem para icone google mais         

Fonte:http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,ruth-rocha-lanca-caixa-com-quatro-livros-infantis-em-coautoria-com-o-artista-otavio-roth,70001704409

Uma ótima maneira de interagir com a física!
2017/03/18 18:43:08

“Show de Física” instiga estudantes e desperta encanto pela ciência

Há quase três décadas, o espetáculo de experimentos e demonstrações é apresentado no Instituto de Física
O clima de suspense e curiosidade se assemelha ao de um show de mágica – e, em muitos momentos, quase não dá mesmo para acreditar que o que se passa na sua frente é realidade. Mas o Show de Física é apenas ciência, só que em sua forma mais lúdica e interativa.
https://youtu.be/uLK-sidRrGA

“Show de Física” instiga estudantes e desperta encanto pela ciência

Há quase três décadas, o espetáculo de experimentos e demonstrações é apresentado no Instituto de Física

Por  - Editorias: Extensão
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O clima de suspense e curiosidade se assemelha ao de um show de mágica – e, em muitos momentos, quase não dá mesmo para acreditar que o que se passa na sua frente é realidade. Mas o Show de Física é apenas ciência, só que em sua forma mais lúdica e interativa.

 

Criado pelo professor do Instituto de Física (IF) da USP, Fuad Daher Saad, o Show de Física promove apresentações diárias que ajudam alunos a entender eletricidade, óptica, ondas mecânicas e sonoras, termodinâmica e outros tópicos da física. Para isso, interatividade é a palavra-chave, já que os estudantes não ficam apenas assistindo, mas protagonizam os experimentos. “Sem essa participação, o show não existe”, afirma o idealizador do projeto.

Show de Física é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, com sessões às 9 e às 14 horas. O Instituto de Física fica na Travessa R da Rua do Matão, número 187, na Cidade Universitária, em São Paulo. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3091 6642.

Mais informações: site http://web.if.usp.br/showdefisica/
F
onte: Jornal da USP

               Resultado de imagem para icone google mais         

Tire o tablet de seu filho e dê-lhe um instrumento musical
2017/03/18 15:01:25

TIRE O TABLET de SEU FILHO E DÊ-LHE UM INSTRUMENTO MUSICAL

O conselho é dado por Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro «El cerebro del niño explicado a los padres», que garante que as aulas de música estimulam a memória e a inteligência.

Muitos pais, para calar os filhos e/ou para os manter sossegados, não hesita em dar-lhes um tablet ou um smartphone para as mãos. Nada de mais errado, a fazer fé nas últimas descobertas! Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro «El cerebro del niño explicado a los padres», «O cérebro da criança explicado aos pais» em tradução literal, diz que, se querem ter filhos (mais) inteligentes, têm de lhes tirar o iPad e dar-lhes um instrumento musical para as mãos.

De acordo com este especialista, citado pela edição online do jornal El País, as aulas de música estimulam a capacidade de raciocínio das crianças, mais do que a tecnologia. Segundo um estudo publicado na revista Psiquiatría Molecular, 50% da inteligência é determinada pelos genes mas os restantes 50% dependem dos estímulos que os mais pequenos recebem. «Sem os pais, o potencial intelectual da criança não se desenvolve», assegura Álvaro Bilbao.

 

 

 

«A chave do desenvolvimento potencial do cérebro da criança está na sua relação com os pais. Ainda que a genética tenha um peso importante, sem essa presença não se materializará», assegura o especialista. «Uma criança pode ter potencial genético para atingir 1,90 metros mas, se os pais não o alimentarem bem, nunca chegará lá», exemplifica o neuropsicólogo, que garante que os seis primeiros anos de vida são primordiais no processo.

Além de reforçar condutas positivas e de brincar mais com os filhos, «no chão, se for caso disso», como recomenda Álvaro Bilbao, os pais devem promover a socialização em detrimento do isolamento, o que implica desligar a televisão à mesa, além de incentivar a criança a fazer desporto e a experimentar atividades. «A criança deve sentir que tem uns pais que se preocupam com ela», defende também o pediatra Maximino Fernández Pérez.

O que sugerem as últimas investigações internacionais

Estas são algumas das estratégias que os estudos e os especialistas defendem:

- Estudar música

Um estudo da Universidade de Toronto, publicado na revista Psychological Science, relacionou o desenvolvimento cognitivo com a aprendizagem de música. Durante um ano, três grupos de crianças de seis anos estudaram, separadamente, canto, piano e expressão dramática. Os que aprenderam música revelaram padrões de inteligência maiores no final.

- Não ver televisão

Há uns anos, estavam na moda os filmes de desenhos animados em DVD que aliavam figuras desenhadas à música clássica de compositores como Mozart e Beethoven. Muitos especialistas afirmavam que estimulavam a inteligência de bebés e crianças, uma teoria que muitos estudos internacionais desmentiram. A Associação Americana de Pediatria diz mesmo que as crianças com menos de dois anos não devem ver televisão.

- Evitar os programa de desenvolvimento cerebral

 

Nos últimos anos, surgiram muitos jogos eletrónicos e aplicações móveis que asseguram que treinam o cérebro e estimulam a memória. A verdade é que não existe qualquer base científica que o comprove.

fonte: http://lifestyle.sapo.pt/familia/pais-e-filhos/artigos/tire-o-tablet-ao-seu-filho-e-de-lhe-um-instrumento-musical

Paulo Freire Algumas frases inspiradoras
2017/03/03 15:39:19

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."

Paulo Freire
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

Onde quer que haja mulheres e homens,há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.

Paulo Freire

Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele.

Paulo Freire


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."

Paulo Freire


Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.

Paulo Freire

               Resultado de imagem para icone google mais         
Baixe 3 mil livros no site da USP
2017/02/15 19:34:51

Dica Digital
Baixe 3 mil livros no site da USP

A USP tem um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.

Há planos de aumentar o catálogo para 25 mil títulos e incluir primeiras edições de Machado de Assis e de Hans Staden.



http://www.brasiliana.usp.br/

Paul Gaugin - Exposição Ícones da Arte Moderna - Coleção de Chtchoukine na Fundação Louis Vuitton - Paris
2017/01/20 19:12:56
Paul Gaugin - Exposição Ícones da Arte Moderna - Coleção de Chtchoukine na Fundação Louis Vuitton - Paris 








               Resultado de imagem para icone google mais      
Leonardo da Vinci - Anunciação - Galeria dos Uffizi em Firenze
2017/01/18 19:15:41
Iniciaremos uma série de publicações de magníficas obras de arte! 
Acompanhe! 
Leonardo da Vinci 
Anunciação 
Galeria dos Uffizi em Firenze

125 Total de ítens 1  2  3  4  5  ...  7 



TEL: 3022-2263 3022-2264
Basile Estudo Orientado - Aulas ParticularesAULAS PARTICULARES VESTIBULAR VESTIBULINHO ESTUDO ORIENTADOREDAÇÃOORIENTAÇÃO PROFISSIONALCOACHING PSICOPEDAGÓGICO E EDUCACIONALDEPOIMENTOS DE PAIS E ALUNOSPSICOPEDAGOGIADICAS e ARTIGOSBLOGALUGUEL DE SALAS